
A Subsecretaria de Gestão de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) encerrou a ação “Cabelo Seguro” com a apreensão de 86 pomadas capilares irregulares. Os produtos foram recolhidos de supermercados, centros comerciais, salões de beleza e barbearias em todas as zonas de Manaus por falta de registro na Anvisa, autorização para comercialização ou por estarem com a validade vencida.
A operação, que teve início em 27 de janeiro, inspecionou 43 estabelecimentos. As pomadas apreendidas foram retidas nos próprios locais, e os comerciantes têm um prazo de cinco dias úteis para comprovar a inutilização dos produtos, mediante um certificado de destinação.
Monitoramento contínuo para prevenir reações adversas
A ação “Cabelo Seguro” é realizada anualmente pela Visa Manaus desde 2023, após um surto de reações adversas graves associadas ao uso de pomadas modeladoras em todo o Brasil. Casos de cegueira temporária, ardência ocular, lacrimejamento intenso, coceira e inchaço foram relatados por consumidores.
O monitoramento é intensificado no início do ano, coincidindo com o período de Carnaval e o retorno às aulas, épocas de maior demanda por esses produtos para elaboração de penteados.
Orientações para consumidores e profissionais
A Anvisa recomenda que os consumidores utilizem apenas pomadas presentes em sua lista de produtos autorizados. Em caso de contato acidental com os olhos, é fundamental lavar a área com água em abundância. Qualquer efeito indesejado deve ser comunicado ao serviço de saúde mais próximo e notificado à Anvisa através dos canais oficiais.
Profissionais da área de beleza também são orientados a utilizar e comercializar somente produtos licenciados pela Anvisa e a manusear os cosméticos com cuidado para evitar riscos.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relacionadas a pomadas capilares através da Ouvidoria da Visa Manaus, pelo telefone (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].
Com informações da assessoria





