Vídeo: ouça o som da morte, a verdade por trás da lenda da rasga mortalha

Som da morte: A lenda da rasga mortalha
Som da morte: A lenda da rasga mortalha

A coruja-rasga-mortalha é uma ave noturna que é comum em todo o Brasil, mas é especialmente popular na região amazônica. O atrito de suas asas, ao voar, produz um som agudo e estridente, que é frequentemente associado à morte.

A lenda da rasga mortalha conta a história de uma jovem chamada Suindara, que trabalhava como carpideira. Suindara era muito inteligente e respeitada, e todos a chamavam de “coruja branca”. Porém, a jovem começou a namorar Ricardo, filho de uma condessa chamada Ruth, que era muito preconceituosa e nunca aceitaria o romance.

Para o azar do jovem casal, Ruth descobriu o romance e mandou um empregado matar Suindara. A cidade ficou em luto, enterrando Suindara e fazendo uma bela coruja branca em sua cripta.

O pai de Suindara, um feiticeiro muito temido na região, descobriu o crime e fez um poderoso ritual para se vingar da assassina. Ele foi até o túmulo e fez com que o espírito da jovem entrasse na estátua da coruja, fazendo com que ela ganhasse vida própria.

Em seguida, a coruja foi até a sacada da janela onde Ruth dormia e começou a fazer seu piado característico. Ao amanhecer, Ruth estava morta, com as roupas todas rasgadas. A partir daí, a coruja ganhou a fama de ser agourenta.

A verdade por trás da lenda

A lenda da rasga mortalha é um exemplo de como as superstições podem se desenvolver em torno de animais ou eventos naturais. O canto da coruja-rasga-mortalha é um som natural, mas foi associado à morte por causa de sua semelhança com o som de um pano sendo rasgado.

Apesar disso, a lenda é uma história popular que continua a ser contada e transmitida de geração em geração.

Outras versões da lenda

Além da versão contada acima, existem outras versões da lenda da rasga mortalha. Em algumas versões, a rasga mortalha é uma bruxa que se transforma em coruja para anunciar a morte. Em outras versões, a rasga mortalha é uma alma penada que está procurando por um corpo para habitar. E, em outras versões, a rasga mortalha é simplesmente uma coruja que é confundida com um presságio de morte.

O que você acredita?

Você acredita na lenda da rasga mortalha? Você acha que o canto da coruja é um sinal de morte? Ou você acha que é apenas uma superstição?