
O vice-governador Tadeu de Souza acompanhou a entrega de óculos a mais de 5,8 mil pessoas no Amazonas, destacando o impacto social do programa de atendimento oftalmológico. O serviço, que abrange diagnóstico, tratamento e reabilitação visual pela rede estadual, avança na meta de distribuir 12 mil óculos e realizar 12 mil cirurgias de catarata na capital e no interior.
“Esta é uma política pública planejada, estruturada e pensada em todas as suas fases. Já temos mais de 8 mil cirurgias oculares realizadas no interior. O governador Wilson Lima e eu nos alimentamos do propósito de servir e entender a dor de quem mais precisa”, afirmou o vice-governador.
Beneficiada destaca economia e qualidade de vida
Sonja Garneth, 63 anos, auxiliar administrativa, foi uma das contempladas. Ela ressaltou a economia para o orçamento doméstico e a importância do acesso ao atendimento completo. “Meus óculos, velho, já tinham cinco anos, então, eu fiquei bem alegre mesmo. Não demorei a ser chamada. Eu já estava tendo dificuldade, não estava mais conseguindo ver direito e, agora, com esses novos óculos ficou bem bacana. É uma economia, porque onde estava muito caro os óculos e quando chegou essa oportunidade, eu não quis perder. Foi muito bom para mim e para o meu bolso”, comemorou.
Mutirão de cirurgias oftalmológicas em todo o estado
O Governo do Amazonas está promovendo o que chama de maior mutirão de cirurgias de catarata da história, com ações simultâneas. Em Manaus, os procedimentos ocorrem no Hospital Delphina Aziz e em clínicas credenciadas, com consultas em unidades habilitadas pela SES-AM. No interior, a iniciativa conta com parceria entre o Governo do Estado e prefeituras municipais.
Desde 2023, mais de 8,7 mil pessoas já foram beneficiadas com cirurgias de catarata e pterígio em mais de 20 cidades amazonenses. Para participar das próximas etapas, pacientes precisam de encaminhamento inserido no Sistema de Regulação, a partir de consultas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Policlínicas.
A ação conta com o apoio do Fundo de Promoção Social (FPS) para garantir o ciclo completo de atendimento, evitando que pacientes retornem às filas de espera.
Com informações da Agência Amazonas





