O vereador Eduardo Alfaia (PMN) propõe a terapia assistida por cães “Cinoterapia” para crianças e idosos no âmbito do município de Manaus. O auxílio de cães como instrumento facilitador de abordagem e de estabelecimento de terapias contribuindo na socialização de pessoas, na psicoterapia, em tratamentos de pacientes com necessidades especiais, bem como diminuição da ansiedade provocada por causas diversas.
A Cinoterapia iniciou no Brasil na década de 50, introduzida pela pesquisadora e psiquiatra Dr. Nise da Silveira, tratando os pacientes com esquizofrenia no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro. A terapia trabalha com conceitos da atividade e terapia assistida por animais (A/TAA) desenvolvida a partir de estudos que mostram que o simples contato com um animal já é suficiente para promover bem-estar, tais como aumento da capacidade motora, melhora o sistema imunológico, redução dos sintomas de depressão, diminuição de ansiedade, diminuição do estresse e as taxas de cortisol, redução da pressão sanguínea, redução do uso de medicamentos, dentre outros.
O projeto em questão é fundamental pois possibilita inúmeros benefícios, dentre esses, estão: desenvolvimento de sentimentos positivos; contato – troca de afeto; amor incondicional, sem julgamentos; prazer em rir e brincar com o animal; sensação de conforto e bem-estar; estímulo mental, físico e emocional.
De acordo com o autor da proposta, o PL possui amparo na nossa Lei Orgânica Municipal e há competência da Câmara Municipal de Manaus para devido processamento, por se tratar de interesse local. “O projeto possui reflexo social local muito impactante e colabora para qualidade de vida dos munícipes que possuem necessidade dessa assistência específica.
O matéria tramita na Casa Legislativa e aguarda deliberação em plenário.
As informações são da assessoria