
O Boi Garantido será o primeiro bumbá a se apresentar na arena no 58º Festival de Parintins. O Boi Caprichoso fecha a primeira noite de apresentação, que acontece no dia 27 de junho. A ordem de apresentação foi definida em sorteio realizado no Bumbódromo de Parintins, no sábado (21).
O Festival de Parintins é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Em 2025, o evento ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho.
O sorteio foi definido com base no maior número que cada presidente tirava da caixa e, com isso, escolhiam se abriam ou fechavam as noites de Festival. Cada agremiação terá cerca de duas horas e 30 minutos para se apresentar.
No sábado (28), o Boi Caprichoso inicia a segunda noite e o Boi Garantido encerra o espetáculo. No domingo (29), último dia do festival, o Boi Caprichoso novamente abre as apresentações enquanto o Boi Garantido será o encarregado de fechar o evento em 2025.
Boi Caprichoso
Neste ano, o Boi Caprichoso busca conquistar o inédito tetracampeonato com o tema “É Tempo de Retomada”. O bumbá azul e branco pretende resgatar, na arena do Bumbódromo, histórias esquecidas e exaltar as raízes caboclas, afro-brasileiras e indígenas.
Boi Garantido
O Boi Garantido disputa o Festival de Parintins 2025 com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, em busca do 33º título de sua história. A proposta do tema é destacar a tradição e o legado do bumbá da Baixa do São José.
Troféu Sincretismo Cultural
Durante o sorteio, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, apresentou o troféu Sincretismo Cultural, desenvolvido pelo artista parintinense Lucijones Cursino, da CriArt’s Atelier, e que teve apoio na criação de Silvio Pinto Júnior.
O troféu é uma peça emblemática criada para o Festival de Parintins, com detalhes que refletem a união de culturas, crenças, raças e ideologia. Cada fatia unida representa a formação do festival.
A peça mede 90cm de altura, por 78,5cm de largura e 63cm de profundidade. É feito em material sustentável, pois a reciclagem reduz a necessidade de extração de recursos naturais. Com figuras representando os bois Caprichoso, Garantido e o Bumbódromo, a base, feita em madeira, é ornamentada com plaquinhas de metal, registrando desde o início do festival, em 1966, os campeões de cada ano do Festival de Parintins, com espaço para próximas plaquinhas de campeão até o ano de 2036. É uma ideia inovadora, além de ser troféus, será uma obra de arte, podendo ser apreciada por décadas.
Ordem de Apresentações
27 de junho:
Boi Garantido – 20h às 22h30
Boi Caprichoso – 23h a 1h30
28 de junho:
Boi Caprichoso – 20h às 22h30
Boi Garantido -23h a 1h30
29 de junho:
Boi Caprichoso – 20h às 22h30
Boi Garantido – 23h a 1h30
Com informações da assessoria





