
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta quarta-feira (1°), a “Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal 2025 – Etapa Urbana”. A meta para a capital, definida pelo Ministério da Saúde, é a vacinação de 202.400 cães e 80 mil gatos, totalizando 282.400 animais.
A partir de quinta-feira (2), os vacinadores passam a realizar as visitas de casa em casa para a vacinação dos animais com, no mínimo, três meses de vida e que estejam saudáveis.
A mobilização da campanha, coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, vai seguir até o dia 29 de dezembro e envolverá a atuação de duplas de vacinadores que ofertarão a vacina nas quatro zonas urbanas de Manaus, de forma simultânea. As equipes irão percorrer os bairros da capital de segunda-feira a sábado, sempre no período da manhã, e devidamente uniformizados. Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato por meio de WhatsApp nos números (92) 98842-8359 ou (92) 98842-8484.
O diretor do CCZ, médico veterinário Rodrigo Rodrigues, explicou que os vacinadores participaram do treinamento para obter informações sobre a metodologia da campanha, a epidemiologia da doença em Manaus e o cuidado com o armazenamento, transporte e temperatura do imunizante.
“Serão imunizados animais com mais de três meses de vida e que estejam saudáveis. Não será imunizado o animal no cio, prenhe, com lesões pelo corpo ou com alguma outra doença. A população também deve ficar atenta porque as equipes de vacinadores vão trabalhar pela manhã, de segunda-feira a sábado. Não haverá vacinador indo nas casas no horário da noite, nem no fim da tarde ou no domingo”, alertou Rodrigo Rodrigues.
Com informações da assessoria





