
As 12 Unidades de Pronto Atendimento de Saúde (UPAs) 24 horas que serão implantadas por Roberto Cidade (União Brasil), caso ele seja eleito prefeito de Manaus, terão consultas, exames, medicamentos e equipe multidisciplinar. A informação foi destacada durante a passagem do “Trio elétrico da Mudança” pelas avenidas Beira Mar e Beira Rio, no bairro Coroado, zona Leste da capital amazonense, no sábado (28).
“Manaus é a única entre as dez maiores capitais do Brasil que não tem nenhum pronto-socorro ou UPA municipal. Fortaleza, Salvador, Curitiba, Recife, Palmas, todas essas têm. O prefeito de Manaus virou as costas, não faz a sua parte e quer terceirizar os problemas”, afirmou Roberto Cidade.
O Plano de Governo dele prevê implantar UPAs em todas as zonas da capital, sendo quatro na zona Norte, três na zona Sul, duas na zona Leste e uma nas zonas Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste. As unidades irão oferecer exames de laboratório e de imagem, como raios-x, ajudando a reduzir a fila de espera por esse tipo de procedimento.
Cidade também vai reestruturar a rede de oferta de medicamentos gratuitos de forma eficiente e humanizada, além de executar o Plano Nacional de Atenção Básica (PNAB) para reestruturar as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Muitas vezes, a pessoa chega numa UBS, não tem médico, aí mandam ir lá pro 28 de Agosto, pro Platão. Se pelo menos tivesse alguma UPA perto de casa, a gente conseguiria ser atendido em qualquer horário”, afirmou a autônoma Ângela Cristina, 50 anos, moradora do bairro Santa Luzia, na zona Sul.
Ainda no sábado, Roberto Cidade participou de uma mobilização no bairro Santa Luiza, zona Sul da cidade, e de um encontro com idosos na zona Oeste. Nos encontros, o candidato também deu detalhes das propostas para criar o Auxílio Municipal permanente no valor de R$ 150 para 50 mil pessoas e ampliar e armar a Guarda Civil Municipal.





