
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai levar atendimento médico e exames para a população feminina privada de liberdade no Centro de Detenção Provisória Feminino, localizado no quilômetro 8 da BR-174. A ação acontece entre os dias 6 e 14 de março e faz parte do “Março Lilás”, campanha voltada para a Promoção e Atenção à Saúde da Mulher.
A técnica responsável pela Saúde da População Privada de Liberdade da Semsa, Sinara Marques da Silva, explica que a unidade móvel prestará atendimento com exames de mamografia, preventivo, ultrassom, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), consultas médicas e de enfermagem, além da atualização vacinal.
A oferta de serviços médicos dentro da unidade prisional é fundamental para garantir o atendimento adequado, já que o deslocamento das detentas para realizar exames envolve burocracia e altos custos logísticos. Atualmente, o Centro de Detenção Feminino abriga 187 mulheres, que terão acesso aos serviços da unidade móvel. O atendimento também será estendido às servidoras que atuam na instituição.
“A prefeitura é responsável pela Atenção Primária em seis unidades prisionais do Estado, garantindo suporte em treinamentos, insumos e gestão. Essa ação reforça nosso compromisso com a saúde da população privada de liberdade”, destacou Sinara Marques.
A chefe do Núcleo do Programa de Saúde Móvel da Semsa, enfermeira Meliza de Almeida Souza, ressalta que esse atendimento cumpre o papel das unidades móveis de levar assistência a áreas de maior vulnerabilidade, reduzindo barreiras no acesso aos serviços médicos.