
O industriário Alcinei Guimarães, de 47 anos, é um dos orgulhosos doadores fenotipados da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Com 13 anos de doações, ele se emociona ao saber que seu sangue raro ajuda pacientes com doenças crônicas e câncer.
Alcinei começou a doar em 2010, quando seu amigo precisou de transfusão após um acidente de moto.
Nina Rosa, gerente de Imunohematologia do Hemoam, explicou que a fenotipagem vai além dos subgrupos ABO e fator Rh e visa garantir transfusões mais seguras para pacientes com doenças do sangue.
O Hemoam informa que um doador de sangue pode salvar até quatro vidas, incentivando ainda mais a importância da doação regular. O programa de fenotipagem permite que doadores como Alcinei sejam chamados para doar quando pacientes precisam de seu tipo específico de sangue.
Se você deseja doar sangue, lembre-se de que é necessário pesar mais de 50 quilos, ser maior de 18 anos (adolescentes a partir de 16 anos podem doar com um responsável legal presente), estar em boas condições de saúde e não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas antes da doação. Outros pré-requisitos podem ser consultados no site do Hemoam. A doação de sangue é um ato valioso que pode salvar vidas.