O erro que a Folha de São Paulo cometeu, na manhã desta segunda-feira (11), em noticiar a morte da rainha Elizabeth II, de 96 anos, repercutiu no jornal britânico The Guardian.
O jornal informou que a Folha de São Paulo foi forçada a fazer uma retratação após publicar por engano a morte da rainha. A matéria havia sido feita na época que a monarca britânica foi internada com covid-19.
Dead wrong: Brazilian newspaper ridiculed after saying Queen has died https://t.co/BsYjc87Yc3
— The Guardian (@guardian) April 11, 2022
A rainha pertence ao grupo de risco e por ter uma idade avançada, o jornal já deixou pronta a matéria sobre a morte da rainha. “Elizabeth entrará para a história como a soberana britânica com o reinado mais longo”, diz trecho da matéria publicada pelo jornal brasileiro nesta segunda-feira, que logo em seguida foi apagada.
O jornal britânico destacou ainda que a Folha de São Paulo disse que a matéria foi “erro técnico”. “É prática normal do jornalismo preparar reportagens sobre situações possíveis e/ou prováveis, como a morte de líderes mundiais, celebridades e figuras públicas. A Folha lamenta o erro”, disse o veículo de comunicação brasileiro.
jornalismo: Folha erra ao publicar obituário da rainha Elizabeth 2ª https://t.co/pchWUKphwN
— Folha de S.Paulo (@folha) April 11, 2022
Com informações do GP1