Tornado mata uma pessoa na Alemanha; pelo menos 40 ficam feridas

Um tornado devastou na tarde desta sexta-feira, horário local, a cidade alemã de Paderborn com inúmeros danos. De acordo com os primeiros relatos dos bombeiros, várias pessoas ficaram feridas. A primeira área afetada foi Delbrück, onde fortes chuvas inundaram várias vinícolas. O tornado, que parece ter se originado perto de Lippstadt, causou grandes danos ao longo de seu caminho. As principais áreas afetadas foram o distrito de Riemeke, a área de Paderquell e o Dörenpark. As informações são do MetSul


A situação no centro da cidade de Paderborn tornou-se gradualmente mais dramática à medida que a tempestade avançava. Lojas de móveis como a Multipolster na Senefelderstraße foram muito danificadas, com janelas destruídas e telhados inteiros levantados pelo vento.

O fenômeno foi documentado em vídeos mostrando a violência do tornado e objetos girando furiosamente no ar. Carros e caminhões pesando várias toneladas tombaram nas instalações de uma concessionária de automóveis em Steubenstraße.

Andreas Friedrich, do Serviço Meteorológico Alemão em Frankfurt, comentou as primeiras imagens da tempestade confirmando que um tornado estava em andamento. A tempestade provocou várias situações de emergência com resgates difíceis.

A porta-voz do distrito, Leah Laven, disse que a área foi severamente danificada. De acordo com o administrador distrital Christoph Rüther, partes de Altenbeken foram atingidas pelo tornado, assim como o centro da cidade de Paderborn. No entanto, o chefe da administração distrital e o chefe dos serviços de emergência do distrito de Paderborn salientaram que nenhum alerta foi dado com antecipação sobre o desastre.

Várias pessoas ficaram feridas na tempestade em Paderborn. Entre 30 e 40 pessoas ficaram feridas, “dez delas gravemente”, disse um porta-voz da polícia à agência de notícias AFP na noite desta sexta-feira na Alemanha.