Torcedor invade campo com bandeira LGBTQIA+ em partida entre Portugal e Uruguai

Um torcedor protestou durante o jogo entre Portugal e Uruguai, nesta segunda-feira (28), ao invadir o campo do estádio Lusail com uma bandeira nas cores do arco-íris, em apoio à causa LGBTQIA+. No Catar, a homossexualidade é considerada um crime e o país também tem um longo histórico de violações dos direitos humanos.

Além da bandeira, a parte de trás da camisa do torcedor destacava a frase “respeito pelas mulheres iranianas”, enquanto na parte da frente estava escrito “salvem a Ucrânia”.

Após a invasão ao campo, o homem foi contido pelos seguranças, mas jogou a bandeira no gramado. O item foi retirado do local e recolhido.

A Copa no Catar vem sendo muito criticada devido a postura do país, considerada intolerante por muitos. Como protesto, algumas seleções planejavam usar braçadeiras em apoio a comunidade LGBTQIA+, mas a iniciativa foi vetada pela Fifa, que ameaçou punir aqueles que protestassem.

Após muitas críticas, na semana passada a sede do torneio abandonou parte da postura restritiva. Com o início da segunda rodada da fase de grupos desde a sexta-feira (25), torcedores que quiserem expressar apoio à comunidade LGBTQIA+ com camisetas, bandeiras e símbolos semelhantes não devem mais ser incomodados pelos seguranças. No gramado, entretanto, braçadeira “One Love” continua sendo tabu.

As informações são do Terra.