‘Todos podem e são capazes de praticar um esporte’, diz paratleta amazonense que nasceu com paralisia cerebral

foto: Jéssica Pacheco/APAN

Essa é uma daquelas histórias para se emocionar. A amazonense Marcela Torres de 18 anos nasceu com paralisia cerebral e se tornou um verdadeiro milagre. “Quando eu nasci os médicos falaram para minha mãe que eu não iria passar daquele dia, então ela começou a orar para que aquilo que os médicos falaram não fosse verdade”, disse. A fé e a esperança foram tão grandes, que a jovem começou a andar aos 3 anos e falar com 5. Desde lá, tem sido um período de desafios e descobertas.

Hoje, formada em Administração pelo Ensino Médio Técnico do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Marcela celebra as conquistas. Há um ano, depois de não ser aprovada no teste para o halterofilismo (levantamento de peso), ela iniciou a prática do atletismo no Centro de Referência Paralímpico (CRP/AM). “Um professor me chamou. Então, eu comecei a treinar no Centro e na Vila Olímpica e com um mês de treino já viajei para uma competição em São Paulo. Foi uma grande experiência. Ganhei o primeiro lugar nos 100m e 200m, agora já sou campeã brasileira”, destacou.

São relatos de superação e alegria, em meio às incertezas sentidas por muitos paratletas e suas famílias, que nos fazem refletir. No próximo fim de semana, entre sábado (27) e domingo (28), centenas de praticantes do paradesporto com histórias semelhantes à da Marcela estarão participando do “Meeting BASA – Competição de paratletismo promovida pela Associação Paradesportiva do Norte – (APAN) com patrocínio do Banco da Amazônia”, que ocorre com programação no Ministério Internacional da Restauração e Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

Com ótimas expectativas, Marcela já imagina ótimos resultados na competição. “Esse Meeting Basa veio para mostrar para o Amazonas que todos podem e são capazes de praticar um esporte. Estou preparada e ansiosa, pois convidei toda a minha família para conhecer o paradesporto”, concluiu.

Com informações da assessoria