O chefe da Seleção, Tite, anunciou seu plantel de 25 jogadores para os próximos jogos das eliminatórias da Copa do Mundo contra o Chile e a Bolívia – e há algumas omissões de choque. O Brasil já se classificou para o próximo torneio, com jogos de sobra – e está sendo cotado para ganhar a Copa do Mundo do Qatar, de acordo com este site de aposta.
Entretanto, um dos jogadores que mantém seu lugar no plantel é o novato da Premier League, Bruno Guimarães. O novato de 24 anos entrou para o Newcastle United na janela de transferências de janeiro – por uma taxa recorde do clube de 40 milhões de libras esterlinas. Depois de fazer sua estréia na semana seguinte como substituto tardio e estar restrito ao tempo de jogo até a semana passada, o brasileiro finalmente está deixando sua marca. E um par de desempenhos decentes viu o meio-campista ser recompensado por seu treinador nacional.
Antes de sua recente derrota para o Chelsea, o Newcastle estava invicto no campeonato desde a chegada de Guimarães ao Tyneside. Os Magpies passaram do rebaixamento para a luta por um lugar no meio da tabela, subindo do 17º para o 14º lugar durante o último mês. Embora ainda não estejam seguros, eles estão entre os melhores times do campeonato.
Na vitória do Newcastle contra Southampton no início do mês, foram dois novos recrutas que marcaram gols para ganhar uma sexta vitória em sete jogos – estendendo a corrida dos Magpies para nove jogos invictos. Guimarães fez sua primeira partida e a marcou com um gol digno de ganhar qualquer partida – já que dobrou a vantagem do Newcastle com um requintado voleibol de volta. Mais tarde ele foi substituído, mas nomeado como o homem do jogo, e o gerente Eddie Howe recebeu os elogios do meio-campista depois.
Falando sobre sua estréia, Guimarães disse à mídia:
“A estreia dos meus sonhos”. Estava ansioso para fazer meu primeiro jogo como titular e acredito que consegui fazer um bom jogo. O gol veio coroar todo meu trabalho no dia a dia e esforço”.
Howe ficará satisfeito com sua decisão de facilitar a entrada do astro do samba – à medida que ele se aproxima de um novo país, língua e liga de futebol – e ele só foi empurrado para a escalação dos Magpies contra Southampton, devido à lesão do compatriota Joelinton.
Apesar de sofrer fadiga muscular, ele mesmo naquela vitória apertada, Guimarães passou a jogar os 90 minutos completos contra o Chelsea – que, como o blog Betfair previu, os Blues venceram por aquele gol solitário. Como a temporada se encaminha para o fim da campanha, onde os jogos se tornam grossos e rápidos, a forma e o ritmo são tudo. Newcastle não vai querer ficar complacente por enquanto, mas certamente há mais positividade no campo.
A pausa internacional provavelmente não chegou em um bom momento para Newcastle, que sem dúvida vai querer dar um pontapé e continuar subindo na mesa. Mas com um jogador como Guimarães, que pode criar um momento de magia como ele fez na Costa Sul, a segurança está certamente garantida.
O esquadrão de 25 homens de Tite
Goleiros: Álisson; Éderson; WevertonTite
Defensores: Dani Alves; Danilo; Alex Telles; Guilherme Arana; Éder Militao; Gabriel Magalhães; Marquinhos; Thiago Silva
Meio-campistas: Arthur; Bruno Guimarães; Casemiro; Fabinho; Fred; Lucas Parquetá; Philippe Coutinho
Em frente: Antony; Gabriel Martinelli; Neymar; Raphinha; Richarlison; Rodrygo; Vinicius Júnior