Tempestade atingiu 13 municípios do AM deixando rastro de destruição

A Defesa Civil do Estado do Amazonas (Subcomadec) informa que 13 municípios sofreram com a intensa chuva, que iniciou hoje (27), por volta das 8h, devido à atuação de sistemas convectivos ao sul da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

A Subcomadec realizou contatos com os atendimentos de emergência (Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Municipal de Manaus e de municípios da Região Metropolitana), sendo informada que os órgãos estão em fase de levantamento das ocorrências e triagem, tendo como fator dificultador os ramais telefônicos mudos, devido à falta de energia.

Em Manaus, até o presente momento, a Defesa Civil do Estado segue com informações de ocorrências de destelhamentos, quedas de árvores (em residências, em vias públicas, em veículos) e curto elétrico envolvendo fios de alta tensão. Nenhuma das ocorrências tem registro de vítimas. Os bairros mais atingidos foram Cidade Nova, Monte das Oliveiras, Petrópolis, Centro, Educandos, Bairro da Paz, Colônia Antônio Aleixo e Flores.

No interior, o município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) tem registros de destelhamento de estádio, queda de árvores, tombamento de porte e destelhamento de residências. No Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros da capital), foi registrado destelhamento de casas, sem vítimas. Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), o fornecimento de energia foi comprometido em decorrência das fortes chuvas.

A Defesa Civil do Amazonas informa que monitora as ocorrências e que está orientando as Defesas Civis locais sobre medidas mitigadoras e aguarda mais detalhes das ocorrências para o repasse dessas informações, além de articular apoio aos municípios com dificuldade de resposta ao evento adverso.

Com informações da assessoria