‘Temos parceria estratégica com os Estados Unidos e queremos mantê-la’, diz Lula

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou, em entrevista a agências internacionais de notícias no Palácio da Alvorada, na manhã desta segunda-feira (22), sobre a desistência de Biden de concorrer à reeleição nos Estados Unidos. “O meu papel é torcer para que eles escolham um candidato ou uma candidata que disputa as eleições e que vença aquele que for o melhor, aquele que o povo americano for votar”, disse Lula ao reforçar o respeito que tem pelo atual presidente dos Estados Unidos.

“O meu papel não é escolher presidente dos Estados Unidos, o meu papel é conviver com quem é o presidente. Então seja um candidato democrata, seja o Biden, seja o Trump, a nossa relação vai ser uma relação civilizada de dois países importantes que têm uma relação diplomática de séculos e que a gente quer manter. E que temos parcerias estratégicas importantes com os Estados Unidos, nós queremos manter”, pontuou Lula.

Em comunicado nesse domingo (21), Joe Biden, anunciou a decisão de desistir de concorrer à reeleição e disse apoiar a vice-presidente Kamala Harris. Em uma rede social, Lula lembrou a eleição de Biden, em 2020. “Eu fiquei muito feliz quando o presidente Biden foi eleito e mais ainda pelos posicionamentos dele em defesa dos trabalhadores. Estabelecemos juntos uma parceria estratégica em defesa do trabalho decente no mundo. Eu gosto e respeito muito ele. A relação do Brasil será com quem for eleito. Temos uma parceria estratégica com os Estados Unidos e queremos mantê-la”, afirmou.

Biden permanecerá como presidente dos Estados Unidos até que seu sucessor tome posse, em 20 de janeiro de 2025.

Com informações da Agência Gov

Clique aqui para acessar o link