Suprema Corte pode rever união gay nos Estados Unidos, sugere juiz

O juiz Clarence Thomas (foto em destaque), decano da Suprema Corte dos Estados Unidos, defendeu que decisões sobre direitos ao acesso à contracepção, relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo e casamento entre pessoas do mesmo sexo sejam revistas.

O argumento ocorre vem na esteira da derrubada de uma lei federal que garantia o direito das mulheres a abortarem legalmente no país. A medida estava em vigor há 49 anos e foi suspensa nesta sexta-feira (24/6). A anulação teve 6 votos a favor e 3 contra.

A sugestão do juiz mais antigo da corte afirma que os juízes “deveriam reconsiderar todos os precedentes substantivos do devido processo desta Corte, incluindo Griswold , Lawrence e Obergefell ” – referindo-se a três casos relacionados com privacidade fundamental, devido processo legal e direitos de proteção iguais.

A Corte derrubou, nesta sexta-feira (24/6), uma lei federal que garantia o direito das mulheres a abortarem legalmente no país. A medida estava em vigor há 49 anos. A anulação teve 6 votos a favor e 3 contra.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do Manaus Alerta.