O #SouManaus Passo a Paço 2023, organizado pela Prefeitura de Manaus através da Manauscult, é um evento turístico-cultural anual integrado ao calendário oficial da cidade. De acordo com a Lei 2.526 de 23 de outubro de 2019, o evento deve acontecer na primeira quinzena de setembro. A oitava edição acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, nos arredores do Paço Municipal no centro histórico.
O festival apresenta sete palcos, praça de alimentação, feira de artesanato, espaço infantil “Passinho”, espaço moda, espaço gamer e espaço radical com pista de skate, tirolesa e roda-gigante. Equipamentos culturais ao redor também estarão abertos para visitas. Os portões abrem às 16h, com shows começando às 17h e terminando às 1h da madrugada nos três dias. O palco “Guardião da Amazônia”, na Plataforma Malcher do porto de Manaus, é o destaque do festival. Com vista para o rio Negro, comporta com segurança até 60 mil pessoas. O segundo maior palco, ao lado da Alfândega, tem capacidade para até 20 mil pessoas.
Ação preventiva
Para evitar superlotação e garantir a segurança de todos, o colegiado do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), composto por um representante de cada órgão de controle, segurança e serviços, decidiu que a circulação de pessoas nesses dois pontos serão controladas mediante apresentação de pulseiras, que deverão ser solicitadas, previamente, no portal oficial do evento: soumanauspassoapaco.com.br.
O início do pré-cadastro virtual será liberado nesta segunda-feira (21), a partir das 19h, inicialmente, limitado a um lote de 30 mil pulseiras destinadas ao acesso aos dois palcos localizados dentro da área portuária de Manaus. As pulseiras têm códigos binários de resposta rápida, que armazenarão os dados informados na hora do cadastro.
Critérios
As pulseiras, que possuem sistema antifraude, serão checadas por agentes de segurança, nas baias de revista e acesso ao evento, com leitor de “QR Code” e reconhecimento facial.
Destinadas apenas para acesso a dois, de um total de sete palcos, as pulseiras são limitadas a uma por cadastro de pessoa física (CPF), e serão trocadas, opcionalmente, por 1 quilo de alimento não perecível e/ou 30 garrafas de Polietileno Tereftalato (PET) de qualquer tamanho.
Sustentabilidade
A edição atual do #SouManaus adota uma abordagem sustentável com foco na preservação ambiental. Setembro, o ápice do verão amazônico, também é o período em que a vazante dos rios resulta no acúmulo de resíduos nos igarapés da cidade, agravando a situação ambiental.
Uma iniciativa notável é a troca de 10 mil ingressos por 30 garrafas PET, visando sensibilizar a população sobre o sério impacto do descarte inadequado de lixo e garrafas plásticas em vias públicas, drenagens e igarapés. A Prefeitura de Manaus já remove cerca de 27 toneladas de resíduos dos afluentes diariamente. O #SouManaus, em colaboração com empresas de reciclagem e a participação do público, almeja destinar corretamente as 300 mil garrafas PET estimadas a serem coletadas, contribuindo para um ambiente mais saudável.
Essa iniciativa sustentável também busca apoiar a candidatura de Manaus para o “Selo Cidade Criativa da Unesco“, um título da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Embora a candidatura esteja planejada para 2024, o esforço coordenado com a Prefeitura de Manaus já está em andamento.
Atrações principais
O maior Festival de Artes Integradas do Norte do país, o #SouManaus Passo a Paço 2023, conta com dois palcos principais, que trarão na line-up a força da musicalidade brasileira, com artistas nacionais e regionais e, em um deles, uma alegoria cenográfica gigante denominada “Guardião da Amazônia”, que traz a temática da ancestralidade indígena.
No dia 5, o palco localizado na Plataforma Malcher receberá os artistas nacionais: Léo Magalhães, Zé Felipe e Virgínia, e o DJ internacional David Guetta, que terá o show retransmitido, simultaneamente, em todas as áreas de ocupação do festival. No palco localizado ao lado da Alfândega, dentro da área portuária, as atrações nacionais são: o cantor de rock, Humberto Gessinger, e o cantor sertanejo Murilo Huff.
Já no dia 6 de setembro, a programação musical do palco localizado na Plataforma Malcher, com a participação de artistas nacionais, será iniciada pelo cantor de samba Zeca Pagodinho, seguido pelo MC Kevin O Chris, e Marina Sena, que traz no som uma mistura bem própria de ritmos, que vão do samba e reggae ao axé, MPB e dancehall. No palco instalado ao lado da Alfândega, a headliner traz o cantor Lobão e a banda de rock brasileira, Biquíni.
E finalizando a line, no dia 7 de setembro, a programação nacional fica por conta dos artistas: padre Fábio de Melo, Israel Salazar, Isadora Pompeu, banda Amém e o musical infantil “Show da Zelda”.
A programação completa e informações adicionais podem ser encontradas no site oficial do festival: www.soumanauspassoapaco.com.br.
Com informações da Prefeitura de Manaus