
Na quinta-feira (16), veio a notícia que ninguém esperava e pegou todos de surpresa: a delegada titular Joyce Coelho, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), colocou seu cargo à disposição da Polícia Civil. Na noite desta sexta-feira (17), o Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas (SINDEPOL/AM), publicou uma nota em apoio a delegada, que ao longo dos anos exerceu com excelência seu trabalho, colocando atrás das grades diversos criminosos e comandando muitas operações.
“O Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas, vem por meio desta externar apoio e solidariedade irrestritos à Delegada Joyce Coelho, que ao longo dos últimos anos tem desenvolvido suas funções à frente da DEPCA com muita dedicação e competência, atuando sempre com o rigor e a técnica necessários para investigar e elucidar numerosos casos, resultando na condenação de criminosos pela Justiça do Amazonas”.
A diretoria ressalta: “Em relação às últimas notícias veiculadas na mídia, o SINDEPOL/AM reitera que não compactua com qualquer interferência na atuação dos colegas Delegados à frente de investigações e trabalhos diários, seguindo os princípios dispostos na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil (Lei n.° 14.735/23)”.
Ao Portal do Mario Adolfo, a delegada declarou que se sentiu desrespeitada com algumas situações e não aceitava mais o que vinha acontecendo. Ao longo desta sexta, Joyce repostou diversas mensagens de apoio de diversos seguidores, inclusive de instituições amazonenses.
Na última semana, a Depca, deflagrou a Operação Carimbadores, que resultou nas prisões de dois indivíduos, de 21 e 31 anos, autodenominados “carimbadores”, que tinham como objetivo transmitir o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) a crianças e adolescentes durante abusos sexuais. O caso ganhou repercussão em todo o Brasil, saindo nos principais veículos de imprensa, como CNN, CBN e outros.