A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) fez um alerta aos pais de crianças sobre o aumento no registro de Síndromes Respiratórias, principalmente em crianças, devido ao período sazonal causado pelo aumento das chuvas.
A faixa etária com maior necessidade de atenção são crianças menores de 2 anos por maior risco de progressão para formas graves como pneumonia e necessidade de hospitalização. A SES-AM alerta aos pais e responsáveis que intensifiquem as medidas de prevenção como lavagem das mãos, uso de máscara em caso de sintomas de doença respiratória e uso de álcool em gel, para evitar agravamentos.
Em casos de sintomas leves, a secretaria orienta a busca de atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em um dos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics): José Contente, José Carlos Mestrinho, Gilson Moreira e Moura Tapajós.
Crianças com sintomas mais graves devem ser levadas a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Pronto Atendimento (SPA) ou um dos três Hospitais Prontos-Socorros da Criança (HPSCs) Zona Sul, Zona Leste e Zona Oeste.
Com informações da assessoria





