Início Amazonas Sepror capacita agricultores de Manaquiri em boas práticas para produção de melancia...

Sepror capacita agricultores de Manaquiri em boas práticas para produção de melancia e hortaliças

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), do Governo do Amazonas, capacitou 13 famílias de agricultores familiares na Comunidade Cai N’água, zona rural de Manaquiri, em curso sobre Boas Práticas na Produção de Melancia, Hortaliças e Biofertilizantes. A iniciativa, realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro, visa aprimorar o conhecimento dos produtores e impulsionar a economia local de forma sustentável.


O secretário da Sepror, Daniel Borges, destacou a importância da ação para o fortalecimento da agricultura familiar. “Com o trabalho desenvolvido pelos técnicos da Sepror, alcançamos mais agricultores familiares do estado, levando conhecimento e incentivo por meio de boas práticas que resultarão em melhorias de renda que será viabilizada por meio da aplicação continuada das orientações e treinamento”, afirmou.


O curso, coordenado pelo Departamento Pedagógico da Sepror, contou com a expertise do engenheiro agrônomo José Portugal, do técnico agrícola Hélio Araújo e da supervisora Greicimar Almeida. As atividades incluíram palestras e demonstrações práticas, abordando técnicas que visam o aumento da produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas.

Benefícios ambientais e econômicos

Segundo José Portugal, as oficinas de Boas Práticas são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar, introduzindo novas culturas rentáveis e incentivando a preservação ambiental. “O uso de biofertilizantes reduz a dependência de produtos químicos e melhora a saúde do solo e a compostagem transforma resíduos orgânicos em adubo natural, reduzindo impactos ambientais”, explicou o engenheiro agrônomo.

A capacitação atendeu a um pedido da Associação de Produtores e Beneficiadores de Plantas Medicinais e Aromáticas da Amazônia (Asplamam), reforçando o compromisso do governo em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento rural sustentável no estado.

Com informações da Agência Amazonas de Notícias