Senadores pedem demissão de Ernesto Araújo em sessão pública

Durante uma sessão pública realizada com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, nesta quarta-feira (24) no Senado, diversos políticos pediram que o chanceler renunciasse ao cargo por conta de sua fraca atuação internacional para conseguir vacinas anti-Covid. As informações são da Istoé.

A audiência tinha como foco debater a atuação do Itamaraty na compra dos imunizantes no cenário internacional. O Brasil enfrentou uma série de problemas na importação do IFA para a produção das vacinas CoronaVac e Covidshield, da Sinovac Biotech e da Universidade de Oxford/AstraZeneca, respectivamente. O material fundamental para a produção dos imunizantes pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vinha da China.

Além disso, houve atrasos no envio de doses prontas da China e da Índia, além do governo brasileiro não ter se movimentado para pedir aos Estados Unidos o envio de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca excedentes no país – o primeiro lote deve ir para o México e Canadá.

Senadores de diversas vertentes políticas, como PSDB, Rede, PSOL, Cidadania, PP e PT criticaram Araújo de maneira veemente.

“A cara do Brasil é de um país que está colocando o planeta em risco. Por favor, chanceler, põe a cabeça no travesseiro e pense com consciência se não valeria a pena o senhor abrir mão desse cargo. Não é pessoal. É o cargo. O senhor não foi bom para o Brasil. Eu tenho certeza que o Brasil é melhor sem o senhor.