Senado aprova criação de memorial às vítimas da Covid-19

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (5) a criação de um memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 no Brasil. Pelo texto, o monumento será erguido na área externa do Legislativo, no espelho-d’água do Congresso Nacional. O projeto segue para promulgação.

A proposta de criação do memorial é de autoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e tem relatoria de Omar Aziz (PSD-AM). Ambos fazem parte da mesa-diretora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado Federal.

O projeto aprovado prevê a instalação de 27 pedras, representando a dor pela perda das vítimas em cada uma das unidades da Federação. Segundo o autor da proposta, o memorial servirá para que as vítimas da pandemia nunca sejam esquecidas. Renan, que é relator da CPI da Covid, afirma que muitas das mortes poderiam ter sido evitadas caso o poder público tivesse agido em consonância com as recomendações científicas.

Omar Aziz, presidente da CPI, diz que o memorial terá como principal função fazer um registro histórico sobre o que aconteceu no Brasil desde o início da pandemia. Em seu relatório, o senador afirmou que o Brasil tem sido “um caso mundial raro de acúmulo de erros no combate à Covid-19, desde o registro oficial do primeiro caso confirmado da doença, em 26 de fevereiro de 2020”. Com informações do R7.