Sinal de alerta aceso à população para o uso correto da praia do complexo turístico da Ponta Negra, na zona Oeste, neste verão amazônico. Entre os protocolos de segurança, segundo a Prefeitura de Manaus, está o distanciamento de embarcações, como barcos, lanchas e jet ski, de 200 metros da margem da praia.
Com a intensidade dos dias de calor no verão, a praia recebe um público maior, em busca de conforto e relaxamento nas águas do rio Negro. No último fim de semana, a Capitania dos Portos foi acionada em razão de diversas embarcações estarem navegando muito próximas da delimitação das boias feita pelo Corpo de Bombeiros.
Situações de risco são verificadas e acompanhadas pela comissão que atua na gestão do parque, fazendo inclusive o acionamento da Marinha do Brasil. Também não é permitido fazer atracação de embarcações na faixa de areia do balneário.
Denúncias
Para informações, denúncias ou orientações, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental coloca à disposição da população os números (92) 99302-5040, que também funciona como WhatsApp, e 185 (Marinha – Emergências Marítimas/Fluviais). As inspeções ocorrem, principalmente, na região do Tarumã e nos principais pontos turísticos, como Ponta Negra, praia da Lua, praia do Tupé, praia Dourada e Prainha.
Proibições
A coordenação alerta para a segurança e o bom uso do complexo, lembrando os itens proibidos no parque para os frequentadores atenderem às normas de convivência no espaço público.
Garrafas de vidro são proibidas na praia por questões de segurança, por serem perfurocortantes. Os permissionários que trabalham no complexo são proibidos, por contrato, de vender bebidas em vidro. E a orientação é que o público frequentador não leve para o espaço, garrafas e objetos de vidro, perfurocortantes ou similares, sob pena de apreensão dos mesmos.