A Prefeitura de Manaus antecipou para esta sexta-feira, 11, a imunização contra a Covid-19 das pessoas de 52 anos, nascidas entre os meses de julho e dezembro, programadas para receber a vacina no sábado, 12. A medida vale, também, para quem estava com a segunda dose agendada para a mesma data. A antecipação da vacinação desse público é em razão da necessidade da ampliação da capacidade de vacinação para a mobilização programada para o final de semana, quando deverão ser vacinadas pessoas a partir dos 40 anos de idade do público geral.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começou a vacinar pessoas sem doenças preexistentes no último dia 2/6, de forma escalonada e decrescente, já tendo vacinado com a primeira dose os públicos de 53 a 59 anos, além dos outros grupos previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, documento do Ministério da Saúde norteador da imunização no país.
“Desde o início da campanha em Manaus, no dia 19 de janeiro, a prefeitura tem buscado alternativas que possibilitem um alcance cada vez maior de pessoas vacinadas, seja com a primeira ou com as duas doses. Nossa coordenação vem adotando estratégias bem-sucedidas como o remanejamento de doses, por exemplo, e o resultado são as 757.216 doses aplicadas, com mais de 300 mil pessoas com o esquema vacinal completo”, destaca o prefeito David Almeida.
Nesta quinta-feira, 10/6, a Semsa começou a vacinar os trabalhadores da limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, também conhecidos como garis, e de trabalhadores da assistência social que atuam na linha de frente do atendimento social da Covid-19 e na emergência das enchentes e transbordamentos dos rios. Além desses, segue vacinando os remanescentes de todos os grupos prioritários já iniciados anteriormente, ao longo de quatro meses, com primeira e segunda doses.
A orientação para quem está apto a receber a vacina, segundo a secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, é que faça o cadastro na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) como forma de agilizar o atendimento nos pontos de vacinação.
“Como estamos ampliando os públicos, é óbvio que o número de pessoas aumenta e se tivermos os dados em cadastro, o tempo de permanência dessas pessoas nos pontos de vacinação é bem menor. Por isso reforçamos o apelo para que seja feito esse registro”, alerta.
Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia) que demonstre que o usuário é morador de Manaus. A cópia do comprovante de residência ficará retida para controle da Semsa.
A Semsa tem oito pontos distribuídos por todas as zonas da cidade. Com a ampliação do alcance da campanha, foi feita uma reestruturação para receber a demanda. Com isso, o ponto de vacinação do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte, passou a ser único e exclusivo para os remanescentes dos grupos de idosos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, trabalhadores da educação, além dos pais de crianças com deficiência permanente.
O posto da Escola de Enfermagem de Manaus, na zona Sul, agora é único e exclusivo para remanescentes dos grupos de trabalhadores da saúde, além das forças de segurança e forças armadas.
As grávidas e puérperas podem procurar os pontos de vacinação do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, o balneário do Sesc ou o Clube do Trabalhador do Sesi.
Locais de vacinação
Zona Norte
Estacionamento do supermercado Coema
Avenida Torquato Tapajós, nº 5890, Novo Israel
Zonas Sul e Centro-Sul
Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Avenida Silves, 2.222, Crespo
Universidade Paulista – Unip
Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro
Zona Leste
Clube do Trabalhador do Sesi/AM
Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1
Zona Oeste
Balneário do Sesc/AM
Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto
Centro de Convenções de Manaus – sambódromo
Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro
Com informações da assessoria