Secretaria de Educação inicia aplicação de prova diagnóstica do ensino e aprendizagem

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto iniciou, nesta terça-feira (11/04), a aplicação da Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas (Avam). A prova, que tem como base as Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática utilizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, será realizada por mais de 117 mil estudantes da rede estadual de ensino em todo o Amazonas, neste mês de abril.

Aplicada desde 2020, a Avam tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes e produzir um painel sobre a educação no estado. De acordo com o coordenador da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), da Secretaria de Educação, Eriberto Façanha, essa ferramenta é utilizada na elaboração de políticas públicas em prol da melhoria da qualidade do ensino.

“O nosso foco é, justamente, fazer um diagnóstico da educação na rede estadual. A partir desses resultados, é possível traçar planos de intervenção pedagógica com a intenção de promover a recuperação da aprendizagem. A Avam nos proporciona estar sempre em alerta, avaliando na prática as nossas estratégias.”

A previsão da Secretaria de Educação é que a primeira mobilização de aplicação em massa encerre na próxima sexta-feira (14/04), entretanto, outras duas aplicações estão previstas durante o decorrer do ano letivo de 2023: em junho e setembro.

Preparação

Localizada no bairro de Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Santa Terezinha é uma entre as mais de 590 unidades de ensino da Secretaria de Educação que realizam a aplicação das provas da Avam nesta semana. Segundo a gestora, Simone Costa, ao longo desse período, a escola desenvolve uma série de atividades, para preparar os alunos para o Saeb.

“A gente vem de uma continuidade no trabalho. Esses alunos já estão realizando a prova pela terceira vez. Em nosso plano de intervenção, analisamos alguns descritores que sentimos que poderiam melhorar e preparamos um material específico, com simulados próprios e atividades diversificadas” .

Na EETI Santa Terezinha, a prova foi aplicada para cerca de 60 alunos do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental I. Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental; da 3ª série do Ensino Médio e da 7ª e 10ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) completam, de forma censitária, o público-alvo da edição de 2023 da Avam.

Saeb

Principal indicador do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), a prova Saeb será realizada, nacionalmente, no fim de outubro deste ano. Com os resultados da última edição, em 2021, o Amazonas subiu quatro posições no ranking dos melhores indicadores do Ideb do país, e hoje ocupa a 8ª posição do Brasil.

De acordo com o representante da Coordenação Adjunta Pedagógica dos Anos Iniciais da Coordenadoria Distrital de Educação 3 (CDE 3), Reginaldo Mendonça, a Avam também serve como preparação para o certame nacional e a expectativa é a de seguir em crescimento.

“A aplicação da Avam é uma das intervenções pedagógicas mais importantes da nossa Secretaria, pois permite tanto o diagnóstico local das escolas, quanto a preparação para o Saeb, um dos nossos grandes objetivos para esse ano escolar. Conseguimos, dessa maneira, compreender o cenário de aprendizagem e, assim, desempenhar nosso melhor possível”, finalizou.