Início Saúde SBPC premia pesquisadoras de destaque em celebração ao Dia da Mulher na...

SBPC premia pesquisadoras de destaque em celebração ao Dia da Mulher na Ciência


A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) homenageou, nesta quarta-feira (11), Dia Mundial das Mulheres e Meninas na Ciência, pesquisadoras com trajetórias notáveis em três grandes áreas do conhecimento. O prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher reconheceu contribuições em Humanidades, Ciências Biológicas e da Saúde, e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.


Neste ano, Luísa Lina Villa, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e colaboradora do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), foi uma das laureadas na categoria Ciências Biológicas e da Saúde. Villa é reconhecida internacionalmente por suas pesquisas sobre o Papilomavírus Humano (HPV).


Trajetória marcada pela curiosidade e dedicação à ciência

A paixão de Luísa Lina Villa pela ciência começou na infância, com a curiosidade em observar o mundo. Essa inclinação a levou a uma carreira acadêmica e científica de destaque, com foco em um vírus associado a um dos tipos de câncer mais comuns em mulheres e uma infecção sexualmente transmissível prevalente globalmente.

“Desde muito jovem, eu tinha vontade de fazer pesquisa. Eu me interessava muito por micróbios, queria aprender mais sobre vírus”, relatou Villa à Agência Brasil. Sua pesquisa sobre HPV, iniciada no início dos anos 80, estabeleceu uma linha de investigação que se estendeu por quase 30 anos no Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer e continuou na USP.

Contribuições para a prevenção e controle de doenças por HPV

Os estudos de Villa foram fundamentais para a comprovação da eficácia de vacinas contra o HPV. “Um dos principais aspectos do meu trabalho que foram considerados para que eu alcançasse esse prêmio foram os estudos com o HPV e a participação nas pesquisas que demonstraram a segurança, a imunogenicidade e eficácia das vacinas contra o vírus”, destacou.

Seu grupo de pesquisa foi pioneiro em identificar que infecções persistentes por HPV aumentam significativamente o risco de desenvolvimento de tumores malignos, especialmente o câncer do colo do útero. As pesquisas também se estenderam ao estudo do vírus em homens, revelando taxas de infecção mais elevadas e o risco aumentado de desenvolvimento de lesões em diversas partes do corpo.

O conhecimento gerado a partir desses estudos tem sido crucial para o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção, incluindo a vacinação, que é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes, além de outros grupos específicos. A professora ressaltou a redução significativa de infecções e doenças relacionadas ao HPV em países onde a vacinação foi implementada há mais tempo.

Outras homenageadas e menções honrosas

Além de Luísa Lina Villa, o prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher em sua 7ª edição também homenageou Ana Mae Tavares Bastos Barbosa (Humanidades) e Iris Concepcion Linares de Torriani (Engenharias, Exatas e Ciências da Terra).

Três menções honrosas foram concedidas: Maria Arminda do Nascimento Arruda (Humanidades), Marilia Oliveira Fonseca Goulart (Exatas e Ciências da Terra) e Nísia Verônica Trindade Lima (Ciências Biológicas e da Saúde).

Com informações da Agência Brasil

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com