Saiba o que fazer se caso seu CPF e outros dados pessoais tenham vazado

Os dados estão na rede: cópia dos documentos, endereços, perfil econômico, ocupação, fotos de rosto, vínculo familiar e tantas outras informações sensíveis disponíveis para qualquer um mal-intencionado botar as mãos. O que fazer diante de um vazamento de dados assim? Quando não é só trocar a senha, a atenção deve ser redobrada.

O vazamento de dados mais recente: 223 milhões de CPFs

O último vazamento de dados que se tem notícia é o de 223,74 milhões de brasileiros (incluindo falecidos) que pode ter sido compilado em agosto de 2019. A origem do vazamento ainda não foi identificada, alguns indícios apontam para a Serasa Experian, justamente pelo conteúdo do compilado.

A base está à venda em um fórum, com pagamento feito via bitcoin, e contém desde dados básicos (nome, CPF, e-mail, endereço), até fotos de rosto, informações de imposto de renda, dependentes familiares, renda e poder aquisitivo de cada pessoa.

Como saber se meus dados foram vazados

De acordo com informações do Tecnoblog, Em especial para o vazamento acima, o site Fui Vazado! indica se o CPF está no banco de dados e quais informações estão disponíveis sobre a pessoa física. Ao Tecnoblog, o desenvolvedor da página afirma que não coleta os dados da consulta. A ferramenta também não exibe os dados em si, apenas “” e “” para as categorias.

Este é um site que faz a busca em uma base de dados vazada. Não dá para garantir que não existam outros compilados com informações pessoais pela internet afora, seja na rede aberta, na dark web ou deep web.

Em caso de e-mail e senha, os vazamentos mais comuns, o Have I Been Pwned ajuda ao buscar nas listas que já estão públicas. Em seguida, informa se já vazaram ou não.

O que fazer em caso de vazamento de dados

Quando o e-mail ou senha estão expostos, o caminho é mais fácil e menos doloroso:

Para a senha: troque a combinação por outra mais segura e use um método de verificação em duas etapas;
Para o e-mail: evite abrir links e anexos de remetentes desconhecidos, redobre a atenção para as mensagens recebidas.

Aliás, redobrar a atenção é essencial em caso de vazamentos. Porque, uma vez que os dados ficam expostos, públicos, é quase impossível tirá-los da internet. Portanto, tentativas de golpes, que já são comuns, passam a ficar ainda mais bem elaboradas, considerando que as informações que golpistas têm das pessoas são precisas, confundindo o usuário durante a abordagem.