Saiba o que é essencial para escrever sua resenha crítica


Resenhas críticas são um gênero textual que se faz presente em muitos momentos da vida acadêmica dos estudantes, algo que começa ainda no ensino fundamental ou médio, mas continua até os anos de faculdade. Esse tipo de texto crítico pode ser sobre diversos tipos de mídia, podendo ser necessário fazer uma resenha crítica de um artigo, filme ou livro.


Para começar a elaborar um trabalho desse tipo você pode buscar por um exemplo de uma resenha crítica pronta como fonte de inspiração, porém nem sempre isso é o suficiente para que você saiba como iniciar a sua resenha. Por isso, no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre diferentes tipos de resenha e te dar dicas de como escrever cada uma delas.


Diferenças entre resenha, resumo e síntese

É comum que os estudantes tenham dúvidas sobre as diferenças entre esses três gêneros textuais, afinal todos têm bastante semelhanças entre si e pode ser difícil saber exatamente como não escrever um resumo em vez de uma resenha ou uma resenha em vez de uma síntese quando um desses tipos de trabalho são pedidos.

Resenha

Uma resenha é um tipo de texto em que deve ser feita uma análise sobre uma obra, podendo ser feita sobre livros, filmes, músicas e artigos, apenas para citar alguns exemplos. A principal característica desse modelo de trabalho é que envolve que seja feita uma análise crítica sobre a obra, sem a necessidade de focar tanto na descrição como seria feito em um resumo.

Resumo

Um resumo é um tipo de texto mais simples, no qual você normalmente apenas apresenta as ideias do autor da obra original de forma resumida para que um leitor possa ter a ideia geral do que se trata a obra sendo discutida. No caso de um resumo crítico existe a preocupação em avaliar a obra além de apenas descrever os pontos mais relevantes dela.

Síntese

Por último, temos a síntese, um tipo de texto bastante parecido com o resumo e que frequentemente é confundido tanto com resumo quanto com resenha. Porém, na realidade, uma síntese busca apenas apresentar os pontos principais de uma obra e é feita normalmente sobre textos, sendo usada muitas vezes para uma consulta rápida em estudos.