Nesta quinta-feira (29), é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) faz um alerta acerca dos cuidados preventivos à poluição sonora no ambiente de trabalho.
O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, reforça a necessidade do cuidado com a saúde auditiva entre os trabalhadores que têm contato direto com ruído. “É essencial alertar a população sobre os cuidados com a saúde auditiva, principalmente quem trabalha tendo contato direto com a poluição sonora, que pode causar grande prejuízo para a audição”, afirma Cristiano.
De acordo com a fonoaudióloga do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest/FVS), Socorro Soares, além de afetar a audição, outras funções do corpo também podem sofrer os impactos da poluição sonora. “Após um dia exposto a ruídos, a pessoa pode apresentar zumbidos, desconforto e dores auditivas; porém pode sentir, também, o aumento da pressão arterial, insônia, ansiedade, cansaço e baixo rendimento no ambiente de trabalho”, destaca Socorro.
Ainda segundo Socorro, a maioria das doenças causadas por ruídos são silenciosas, levando um tempo para surgir sintomas mais graves. A fonoaudióloga detalha que as enfermidades começam despercebidas, enquanto destroem as células do ouvido, que são generativas, causando perda permanente de audição.
“O mais eficaz é prevenir. No ambiente de trabalho, é indispensável a manutenção frequente de máquinas e equipamentos, para que emitam menos ruídos”, alerta Socorro. Outros cuidados importantes para trabalhadores são: alteração do ritmo do trabalho; pausas durante o serviço, em ambientes silenciosos; além do uso de protetores auditivos.
Sintomas
O ruído é um problema que pode afetar, de forma grave, a audição de diversos profissionais, como construtores civis, técnicos têxteis, metalúrgicos e motoristas. Zumbidos, insônia, perda de audição, contração de músculos, nervosismo, falta de concentração e ansiedade são alguns dos sintomas que podem sinalizar que a saúde está sendo abalada devido a barulhos ao redor.
Prevenção
Alguns dos cuidados básicos indispensáveis com a saúde auditiva são: não ouvir música em volume alto no carro ou quando utilizar fones de ouvido; evitar provocar ruídos intensos em sua vizinhança; e sempre usar protetores auditivos quando estiver exposto à poluição sonora. Para o monitoramento da saúde dos ouvidos, busque um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo.
Referência
A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção a doenças, como as desencadeadas e/ou agravadas no ambiente de trabalho, por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest/FVS).
A FVS-AM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.
Com informações da assessoria