
Os crimes de roubos ao comércio no Amazonas apresentaram uma expressiva queda de 28% em 2025, quando comparado ao ano anterior. Em Manaus, a diminuição foi ainda mais acentuada, atingindo 30%. Os dados, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), indicam que a zona oeste da capital foi a que mais se destacou, com uma redução de 43% neste tipo de crime. Essas estatísticas refletem o sucesso das ações integradas das Forças de Segurança, impulsionadas pelos investimentos do Governo do Estado.
Conforme dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), todas as zonas de Manaus registraram quedas nos índices de roubos ao comércio. A zona sul apresentou recuo de 33%, as zonas centro-oeste e centro-sul diminuíram 32%, a zona norte registrou queda de 24% e a zona leste, cerca de 19%.
Ações do Programa Amazonas Mais Seguro
Desde 2021, o Governo do Amazonas tem fortalecido as ações de segurança pública através do Programa Amazonas Mais Seguro. A SSP-AM tem recebido novos equipamentos, tecnologias e efetivos, ampliando o policiamento nas ruas. A aquisição de novas viaturas equipadas com o sistema Paredão tem otimizado o atendimento de ocorrências.
Redução expressiva na zona oeste
O tenente Carlos Pequeno, coordenador de policiamento do Batalhão Oeste da Polícia Militar, atribui a redução na zona oeste – que abrange bairros como Compensa, Santo Agostinho e São Jorge – às estratégias de policiamento ostensivo, com reforço de efetivo e ações mais próximas da comunidade. “A Polícia Militar vem realizando policiamento nas áreas comerciais, com ações de posicionamento de viaturas em locais estratégicos para levar a sensação de segurança”, explicou o tenente.
Policiamento comunitário e diálogo com o comércio
A 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), responsável pelo policiamento em bairros como Tarumã e Parque São Pedro, tem se destacado pela atuação próxima aos comerciantes e moradores. Esse policiamento comunitário fortalece a presença ostensiva e o diálogo, contribuindo diretamente para a redução dos crimes e o aumento da sensação de segurança nos estabelecimentos comerciais.
O comerciante Eule Franco Ruzo, 45 anos, ressaltou a importância da presença diária dos policiais militares na região. “Eu queria agradecer a presença da Polícia Militar diariamente nessa redondeza e nos outros locais também. No nosso estabelecimento, desde o início, a gente nunca teve um assalto, graças à presença deles aqui na rua”, afirmou.
Denúncias
A SSP-AM incentiva a população a denunciar atividades criminosas pelos números de emergência 190 e pelo Disk-Denúncia 181. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.
Com informações da assessoria





