Roubos a residências caem 38% em Manaus: ‘Trazemos maior segurança para a população’

foto: Divulgação/SSP-AM

Os casos de roubos a residências caíram 38% em Manaus, entre os meses de janeiro a junho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. O coronel da Polícia Militar (PMAM) Frank Eduardo, que monitora esse tipo de crime pela Secretaria de Estado de Segurança pública (SSP-AM), destacou que a redução é resultado do aumento das operações policiais por parte da SSP-AM, da PMAM e Polícia Civil (PC-AM) e, ainda, da interação entre a comunidade e a PMAM por meio do projeto Rede de Vizinhos Protegidos.

“Com maior presença policial, consequentemente, conseguimos um maior controle na incidência de roubos e por fim trazemos maior segurança para a população. Também orientamos a população caso ocorra roubo ou furto, que a vítima registre um Boletim de Ocorrência (BO), relatando o ocorrido com o máximo de detalhes e outras possíveis informações que possam ajudar na investigação do crime”, orientou o coronel Frank.

Ele informou, ainda, que a SSP-AM, em conjunto com as demais forças de Segurança e Salvamento, vai seguir intensificando as ações para manter os índices de roubos em redução e oferecer maior sensação de segurança à população.

Rede de vizinhos protegidos

A Rede de Vizinhos Protegidos visa a interação entre comunidade e Polícia Militar. Através de grupos de WhatsApp, os moradores e o Supervisor de Área (SA) ficam diretamente conectados para qualquer atitude suspeita nas redondezas de suas casas, tendo a ferramenta como modo imediato de acionar o apoio policial, por meio de uma ligação.

Conforme o coronel, a projeto é uma ferramenta a mais, utilizada pelas forças de segurança; e quanto maior for à adesão por parte da comunidade, maior será a sua eficiência.