
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), apresentou um balanço das realizações e traçou as metas para o ano legislativo de 2026 em sua primeira sessão plenária ordinária. Dentre os destaques, o anúncio da divulgação da lista definitiva dos aprovados no concurso público da Casa, o impacto do Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, a atuação do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI) e o fortalecimento do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) foram pontos centrais.
Cidade reafirmou o compromisso com o estado e seus cidadãos, celebrando a conclusão das etapas do concurso público, após 14 anos, com a lista de aprovados a ser divulgada no dia seguinte. “São servidores que iremos começar a convocar e, tenho certeza, que estarão preparados para servir à Casa do povo amazonense”, declarou.
Centro de Inclusão Sensorial: Um legado de acessibilidade
O presidente ressaltou o Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, inaugurado em dezembro de 2025, como um marco no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Amazonas. A Aleam se tornou a segunda Casa Legislativa do Brasil a oferecer atendimento especializado para transtornos do desenvolvimento.
“Desde a inauguração, em dezembro do ano passado, até janeiro deste ano, o Centro já realizou 1.625 atendimentos a crianças de até 14 anos com TEA, Síndrome de Down e outros transtornos do neurodesenvolvimento. O Centro Sensorial é um marco desta Legislatura, é mais um passo significativo no nosso desejo de fazer da Assembleia do Amazonas a mais inclusiva do Brasil. Além do suporte que esta Casa dá aos servidores, vamos abrir as vagas remanescentes para as pessoas de fora da Aleam”, anunciou.
Fortalecimento do Legislativo e apoio aos municípios
Para 2026, o fortalecimento do Feclam é uma prioridade, com expectativa de recorde de participação de parlamentares do interior. A edição deste ano está confirmada para abril, visando aprimorar e criar mais oportunidades para legisladores de todos os 61 municípios do estado.
O trabalho do CCOTI também foi destacado. Desde o início da gestão de Cidade, o centro revisou 25 leis orgânicas e 18 regimentos municipais. O objetivo é modernizar políticas públicas, fortalecer o trabalho legislativo e aprimorar o atendimento à população nos municípios.
“Desde que cheguei à presidência, estamos realizando um esforço conjunto para atualizar legislações municipais que, em muitos casos, não passavam por revisão há mais de 30 anos. Hoje, com 18 leis orgânicas e 16 regimentos em andamento, garantimos suporte técnico para que os vereadores trabalhem com normas atualizadas, claras e alinhadas às exigências legais”, afirmou o deputado-presidente.
Defesa de pautas estratégicas para o Amazonas
Roberto Cidade reiterou o compromisso da Aleam na defesa da BR-319, da manutenção dos incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM) e no apoio à cidade de Manaus. “Seguiremos firmes em defesa da BR-319, para que possamos sair do isolamento; da manutenção dos incentivos da ZFM e continuaremos a ter um olhar especial para a cidade de Manaus, essa cidade que é complexa e que precisa ter o apoio dos deputados estaduais. Neste novo ano, iremos continuar atuando firmemente para termos um Estado mais forte e uma população melhor assistida”, concluiu.
Com informações da assessoria





