Roberto Cidade cresce 12 pontos enquanto Amom estagna e David despenca, revela nova pesquisa eleitoral

foto: Assessoria/Roberto Cidade

O pré-candidato a prefeito de Manaus pelo União Brasil, deputado estadual Roberto Cidade, apareceu novamente como o postulante que mais cresce na corrida eleitoral de 2024. Desta vez, a constatação é do Instituto Real Time Big Data, que divulgou o estudo ontem (27).

Cidade aparece empatado tecnicamente na terceira colocação com 12% no cenário estimulado junto do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) que somou 13% da preferência do eleitorado, se considerarmos a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na primeira pesquisa encomendada pelo mesmo instituto e realizada entre os dias 19 e 21 de julho de 2023, o nome de Roberto Cidade não constava no estudo eleitoral. Para efeitos de comparação do crescimento do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) em relação ao Capitão Alberto Neto, o candidato do PL cresceu apenas dois pontos percentuais enquanto Roberto Cidade avançou 12%.

O levantamento foi realizado com 1.000 entrevistados, entre os dias 25 e 27 de maio. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número AM-07648/2024, tem um nível de confiança de 95%.

Queda

Enquanto Roberto Cidade cresce nas pesquisas, o atual prefeito David Almeida segue em descendência. Na primeira amostragem realizada em julho, David somou 29% no cenário estimulado 1. Na pesquisa divulgada ontem, ele caiu para 24%.

Já o deputado Amom, cresceu apenas 1% entre uma pesquisa e outra. Saiu de 24% para 25%.

Direto ao Ponto

Em maio, o Instituto Direto ao Ponto Pesquisas apontou em mais um levantamento que o deputado estadual Roberto Cidade (UB) é o pré-candidato a prefeito de Manaus que mais cresceu na corrida eleitoral.

Enquanto o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) seguiram em descendência nas amostragens, Cidade apareceu na terceira colocação crescendo 2,5 pontos percentuais em relação ao último estudo realizado pelo instituto no mês de abril.

Conforme dados do Direto ao Ponto, no cenário estimulado Roberto Cidade obteve 12,5% do eleitorado entrevistado na amostragem realizada com 1.000 pessoas, entre os dias 1 e 5 de maio deste ano, na capital do Amazonas.

No primeiro estudo realizado entre os dias 1 e 5 de abril, o instituto apontou que o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) havia conquistado 10% da preferência dos eleitores.
Cidade superou o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que em abril deste ano ocupava a terceira colocação com 12,3% da preferência dos eleitores.

Na pesquisa divulgada nesta quinta, Alberto Neto obteve 12,2 %.

De acordo com o instituto Direto ao Ponto, a margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número AM-00707/2024.