Início Meio ambiente Rio São Francisco Ultrapassa Cota de Alerta e Gera Preocupação em Cidades...

Rio São Francisco Ultrapassa Cota de Alerta e Gera Preocupação em Cidades Ribeirinhas


O nível do Rio São Francisco ultrapassou a cota de alerta em algumas regiões, acendendo um sinal de preocupação para os moradores das cidades ribeirinhas. Cerca de 150 mil pessoas vivem em quatro municípios diretamente afetados pela elevação das águas.


A situação atual, combinada com o fluxo dos afluentes que deságuam no Velho Chico, levou o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) a classificar como “moderada” a possibilidade de ocorrência de enxurradas, entupimento de córregos e alagamentos em áreas com infraestrutura de drenagem precária.


Nível das Águas e Perspectivas

Apesar do alerta em pontos específicos, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) indicou que em mais da metade das estações de monitoramento ao longo do Rio São Francisco, a previsão é que o nível das águas se mantenha abaixo da cota de alerta. Isso sugere que a probabilidade de inundações generalizadas é baixa, mas a atenção para as áreas de risco permanece.

Período de Chuvas Intenso

A Bacia do Rio São Francisco está atravessando seu período úmido, que se iniciou em novembro e tem previsão de se estender pelo menos até março. Este regime de chuvas intensas é o principal fator para a elevação do nível do rio e de seus afluentes, impactando diretamente a dinâmica hídrica da região.

Com informações da Agência Brasil

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com