
Nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, o Rio de Janeiro se enche de celebração para o Dia de Iemanjá, a popular orixá do mar e das águas doces, reverenciada no Candomblé e na Umbanda. Moradores e visitantes, independentemente de sua afiliação religiosa, são convidados a participar dos festejos que marcam os 50 anos do tradicional evento “Presente para Iemanjá”, organizado pelos Filhos de Gandhi.
Celebração na Pequena África
A festa no centro da cidade terá concentração na Rua Camerino, nº 7/9, na Pequena África (bairro da Saúde). O local será palco de um ritual (xirê) com saudações aos orixás e oferecerá um café da manhã gratuito aos presentes. De lá, um cortejo seguirá para a Praça Mauá, na região portuária. Uma embarcação zarpará para levar oferendas à orixá, incluindo perfumes, sabonetes, champanhe, flores brancas e arroz doce. Após o retorno da embarcação, as celebrações continuam até a noite, com apresentações musicais ao vivo e som mecânico.
Festa no Arpoador
Na zona sul, o Arpoador também será palco de grandes comemorações, que se estenderão até as 22h. A expectativa é de um público expressivo, com mais de 25 mil pessoas esperadas, repetindo o sucesso do ano anterior. O evento, que chega à sua quinta edição e é o primeiro após o reconhecimento como patrimônio cultural imaterial, contará com 21 atrações musicais e a presença de diversas casas de Umbanda e Candomblé. O cortejo com as oferendas está programado para a tarde, com concentração próxima à estátua de Tom Jobim a partir das 15h e saída às 16h.
Com informações da Agência Brasil





