A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), informa que, nas últimas 48 horas, enquanto a capital amazonense registrou dois focos de queimadas, os municípios do interior do Amazonas, entre Autazes, Novo Airão e Iranduba, contabilizaram 58 ocorrências, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número de focos do interior contribui, predominantemente, para a presença de fumaça na cidade, desde a noite de quarta-feira (27).
De acordo com o Inpe, nos últimos dois dias, foram registrados, no município de Autazes, 34 focos de queimadas. Nos municípios do Careiro e Careiro da Várzea foram registrados dez focos. Em Novo Airão, o Inpe registrou oito focos e em Iranduba, seis. Em Manaus, nas últimas 48 horas, foram registrados dois focos de queimadas.
Conforme a Semmas, há ocorrências nos demais municípios da Região Metropolitana de Manaus, cuja direção predominante de vento alcança a capital amazonense. No Amazonas, segundo o Inpe, foram registrados 6.597 focos no mês de setembro, Manaus teve somente 24 focos na zona rural, o que representou 0,4%.
A secretaria informa, ainda, que se a população registrar qualquer tipo de queimada urbana pode denunciar pelo WhatsApp 92-98842-2161 ou no e-mail: [email protected].
A Semmas orienta, ainda, a população a usar máscaras, principalmente aquelas pessoas que têm problemas respiratórios, e tomar bastante água.