Após a divulgação das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no dia 9 de fevereiro, muitos alunos que realizaram o exame já planejam se inscrever no Prouni (Programa Universidade Para Todos).
O programa, que é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), consiste em utilizar as notas do Enem das edições de 2021 e 2022, para dar oportunidades aos estudantes que não possuem diploma de nível superior e pretendem ingressar em faculdades particulares por meio de bolsas de estudos integrais ou parciais. Neste ano, serão ofertadas aproximadamente 162 mil bolsas no primeiro semestre. Já no semestre seguinte, o programa deve oferecer 134 mil bolsas estudantis.
As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2023 iniciaram nesta quarta-feira (28), e os estudantes poderão se cadastrar através do site oficial do programa. As inscrições se estenderão até o dia 3 de março, e os candidatos poderão selecionar duas opções de curso (em ordem de preferência) constando a instituição de ensino e o turno, podendo aplicar para cotas ou utilizar a ampla concorrência. A 1ª chamada de aprovados será divulgada no dia 7, e até o dia 16 de março os candidatos deverão apresentar a comprovação de documentos à instituição de ensino escolhida. A 2ª chamada ocorrerá nos dias 21 a 30 de março.
“Não esqueça de verificar se atende a todos os requisitos do programa e fique atento ao prazo de inscrição. Separe toda a documentação que vai ser necessária com antecedência, a falta de um documento pode resultar em não aceitação pelas instituições participantes do programa” , afirma Michel Arthaud, docente de Química da Plataforma Ferretto, canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.
Saiba como se inscrever no programa
A inscrição deverá ser realizada unicamente pela internet, através do site do Prouni, preenchendo todas as informações solicitadas pelo portal.
O aluno poderá escolher duas opções de curso, instituição e período (usando a ordem de preferência e de acordo com seu perfil).
Os alunos que são suscetíveis a cotas, podem concorrer a bolsas destinadas para a categoria.
Após isso, é importante reler se todas as informações estão corretas e enviar a sua inscrição. A impressão do comprovante fica a critério do candidato.
Como as notas do Enem são utilizadas
O Prouni é completamente informatizado, portanto, não é necessário incluir manualmente nenhuma nota que foi conquistada no Enem. Ao informar seu número de inscrição e senha no site oficial do programa, o sistema irá preencher de forma automática todas as informações referente ao Exame.
A seleção ocorre em partes, de acordo com o curso em determinada faculdade, turno e modalidade de concorrência (alunos que estão suscetíveis à cotas). O sistema realiza uma análise e classifica os candidatos com as maiores notas conquistadas no Enem.
Os candidatos que não forem selecionados para a chamada regular, poderão manifestar interesse para participar da lista de espera nos dias 5 a 6 de abril. O resultado será divulgado entre 10 a 19 de abril, mesmo prazo para comparecer às instituições e apresentar as documentações que comprovam as informações prestadas na inscrição.