Início Cultura Programa ‘Nosso Centro’ da prefeitura de Manaus revitaliza imóveis históricos e impulsiona...

Programa ‘Nosso Centro’ da prefeitura de Manaus revitaliza imóveis históricos e impulsiona economia


O programa “Nosso Centro”, da Prefeitura de Manaus, coordenado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), tem sido fundamental na recuperação e reativação de imóveis históricos e abandonados na região central da cidade. A iniciativa busca, por meio de orientação técnica, licenciamento e indução à requalificação, dar nova vida a edificações que possuem valor histórico, arquitetônico e cultural, ao mesmo tempo em que estimula a economia local.


Os resultados já são visíveis: em 2025, dez imóveis que estavam na lista de edificações abandonadas foram reabilitados, com processos de licenciamento e início de obras de reforma. Outros seis imóveis estão com seus processos de licenciamento em andamento. Essa ação reduziu o número total de imóveis abandonados no Centro de 177 para 167, indicando uma evolução consistente.


Responsabilidade e Cooperação na Recuperação

A arquiteta Landa Bernardo, gerente da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH), destaca a divisão de responsabilidades. “Cabe aos proprietários a responsabilidade direta pela recuperação, manutenção e uso das edificações. Ao poder público, por sua vez, compete orientar, normatizar, licenciar e fiscalizar, criando um ambiente técnico e jurídico que favoreça a recuperação do patrimônio sem inviabilizar iniciativas privadas”, explicou.

A estratégia do programa é baseada na cooperação, visando preservar a memória construída e, simultaneamente, permitir que os prédios voltem a ter função social e urbana. O “Nosso Centro” também impulsionou obras estruturantes e a criação de espaços públicos de qualidade, como o mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente, que ajudam a reconectar a população com o centro e a valorizar a preservação como um ativo urbano, cultural e turístico.

Monitoramento e Participação Cidadã

O monitoramento dos imóveis no centro histórico é uma atividade contínua da GPH, que acompanha as unidades e atualiza cadastros para avaliar suas condições de uso e possíveis degradações. A população pode contribuir com este trabalho fornecendo informações sobre imóveis abandonados, em degradação ou sendo alvo de vandalismo no centro antigo. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (92) 3625-6577, do GPH.

O trabalho de campo dos técnicos do Implurb inclui a verificação in loco da situação dos imóveis, identificação de danos, alterações irregulares e adequação de publicidade. A preservação e manutenção destes bens são de responsabilidade dos proprietários, que são incentivados a evitar o abandono, o vandalismo e a ocupação indevida para garantir a segurança do entorno e a salvaguarda do patrimônio.

O atendimento presencial da Gerência de Patrimônio ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h. Denúncias e informações também podem ser encaminhadas pelo telefone (92) 3625-6577, de segunda a sexta, no mesmo horário.

Com informações da assessoria

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com