O Programa Farmácia Popular atendeu, entre janeiro de 2023 e julho de 2024, 27,9 mil pessoas no Amazonas com medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepção. Em 2022, o número desse tipo de atendimentos pelo programa no estado era de 13,2 mil.
Em julho, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a ampliação da gratuidade do programa. Com essa medida, 372 pessoas no Amazonas passaram a receber medicamentos para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. A nova política, que agora oferece 95% dos medicamentos e insumos gratuitamente para toda a população, beneficiou 2,1 milhões de brasileiros em apenas um mês.
📢 Nova Categoria: Dinheiro e Investimentos!
Agora você pode acessar nossa nova seção, com conteúdos sobre investimentos em CDB, Tesouro Direto, renda fixa e dicas para aproveitar as tendências da Taxa Selic, poupança e renda extra. Descubra ainda como investir na Bolsa de Valores, análises de FIIs, novidades sobre criptomoedas, além de informações úteis sobre cartões de crédito, empréstimos e benefícios do governo. Tudo para ajudar você a ganhar dinheiro e fazer seu patrimônio crescer!
Até o último dia 10 de agosto, os medicamentos mais retirados nas farmácias credenciadas em todo o país foram:
- Sinvastatina 20 mg (38,8 mil pessoas beneficiadas), utilizado no tratamento do colesterol alto;
- Cloridrato de Benserazida 25 mg + Levodopa 100 mg (13,1 mil pessoas beneficiadas), para o tratamento da doença de Parkinson;
- Budesonida 50 mcg (12,1 mil pessoas beneficiadas), para o tratamento da rinite.