Prodam registra quase 38 mil transferências de alunos nas redes públicas de ensino

Governador Wilson Lima abre ano letivo da capital com lançamento de projeto para inserir estudantes no mercado de trabalho Foto Alex Pazuello Secom
Foto: Alex Pazuello

Até o meio-dia de quarta-feira (14), foram realizadas 37.893 transferências de alunos nas redes públicas de ensino do Estado e dos municípios de Manaus, Iranduba e Coari. Os dados são da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam).


Do total de solicitações, 89% das inscrições foram feitas pela internet, por meio do site matriculas.am.gov.br, com predominância de acessos feitos por dispositivos móveis.


Segundo o diretor técnico da Prodam, Salim David, o modelo amplia a igualdade de acesso ao sistema. “Além de permitir que os responsáveis realizem todo o processo de matrícula de casa, sem necessidade de deslocamento até as escolas, esse formato coloca o Amazonas em posição de destaque no uso da tecnologia para garantir o acesso às escolas públicas”, afirmou.

Entre as transferências registradas, 23.191 foram destinadas à rede estadual de ensino e 14.334 às escolas municipais de Manaus. Também foram reservadas 313 vagas para a rede municipal de Iranduba e 55 para a rede municipal de Coari.

De acordo com o diretor técnico da Prodam, Salim David, no momento da liberação do sistema, à 0h desta quarta-feira, mais de 13 mil usuários estavam conectados simultaneamente ao site.

“O pico de acessos ocorreu dois minutos após a abertura do sistema, quando foram registrados mais de 15 mil acessos simultâneos. Nesse momento, o sistema já contabilizava 4.146 solicitações concluídas”, afirmou.

Segundo Salim David, o sistema operou de forma estável durante todo o período, mesmo com a grande demanda registrada nas primeiras horas. “Não tivemos nenhuma intercorrência registrada até o momento”, afirmou.

Para o secretário municipal de educação, Junior Mar, o número expressivo de mais de 37 mil solicitações de transferência registradas nas primeiras 12 horas demonstra a confiança da população na rede municipal de ensino e na eficiência do sistema de matrículas.

“Esse resultado é fruto de um planejamento responsável. A Semed segue acompanhando todo o processo para garantir que os estudantes sejam devidamente alocados e tenham assegurada a continuidade de seus estudos”, afirmou.

Confirmação de matrícula

De acordo com a gerente de Matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Irlanda Araújo, os pais e responsáveis precisam estar atentos para que a solicitação de transferência seja realizada dentro do prazo estipulado, e para a necessidade de confirmação da matrícula na unidade de ensino para onde o aluno foi transferido, que deve ser feita no prazo máximo de três dias úteis após a solicitação de transferência.

“O único critério para que essa transferência seja efetivada, é a existência de vaga disponível na unidade educacional para onde o aluno deseja estudar. É fundamental que todos fiquem atentos aos prazos e procedimentos para garantir a correta alocação das vagas e assegurar que todos os alunos sejam devidamente matriculados”, destacou a gerente.

Com informações da assessoria