Primeiro navio de grande porte atraca em Manaus após 70 dias de seca histórica

Primeiro navio de grande porte atraca em Manaus após 70 dias de seca histórica
Foto: Calebe Nascimento

A chegada do navio Mercosul Suape ao Porto Chibatão, em Manaus, na quarta-feira (27), marcou um momento de esperança e retomada para a logística fluvial do Amazonas. O cargueiro trouxe mais de 300 contêineres com insumos essenciais para abastecer o comércio e a indústria local, após um período crítico de 70 dias de restrições causadas pela seca histórica que afetou o estado.

Logística retomada

A operação foi acompanhada de perto pelo secretário-executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Gustavo Igrejas. Ele destacou que a recuperação das condições de navegabilidade foi possível graças ao aumento do nível dos rios, aliado a medidas como obras de dragagem e a instalação de píeres provisórios em Itacoatiara.

Esforços durante a seca

Durante o período de estiagem, embarcações de grande porte enfrentaram dificuldades para chegar diretamente a Manaus. Para contornar o problema, os píeres provisórios em Itacoatiara foram fundamentais. As cargas eram descarregadas e transferidas para embarcações menores, que completavam o trajeto até a capital, garantindo o abastecimento da região.

De acordo com Jhony Fidelis, diretor-executivo do Grupo Chibatão, mais de 57 mil contêineres foram movimentados com sucesso nesse sistema alternativo.

Estudo para píeres permanentes

Com o sucesso dos píeres provisórios, há um estudo em andamento para avaliar a viabilidade de torná-los permanentes em Itacoatiara. A proposta é garantir que situações emergenciais possam ser resolvidas com mais agilidade, minimizando impactos no futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui