A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM), realizará, neste sábado (27), o primeiro mutirão dermatológico do ano. A ação será realizada na sede da FUHAM, localizada na avenida Codajás, nº 24, esquina com avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha.
O atendimento começa às 7h e vai até as 14h. Qualquer pessoa poderá ser atendida, sem distinção de idade. Não é preciso ter encaminhamento de outras unidades, basta apenas o paciente levar o cartão do Sistema Único de Saúde – SUS ou o CPF.
Sobre a hanseníase
O agente causador da hanseníase é a bactéria Mycobacterium leprae. A Sociedade Brasileira de Dermatologia ressalta que a doença não é contagiosa do modo como se defendia no passado, isolando e segregando pessoas. Sua identificação precoce evita danos aos nervos e movimentos. Ao contrário do que se pensava, poucas décadas atrás, a doença está presente em diversas camadas da sociedade e não apenas em locais mais carentes e sem saneamento básico.
A doença é transmitida por uma pessoa que tenha a forma transmissora e não esteja fazendo o tratamento. Qualquer indivíduo pode ser acometido. Um dos sintomas mais comuns é o aparecimento de manchas na pele que apresente a perda ou alteração da sensibilidade ao calor e ao frio. Em casos mais avançados, podem aparecer dor, fraqueza muscular dos membros (braços ou pernas) e até incapacidade da visão. O Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase é lembrado no último domingo do mês de janeiro, que neste ano será no dia 28.