Presidente do Peru vai propor antecipar eleições para 2024

A nova presidente do Peru, Dina Boluarte, informou que apresentará um projeto de lei para antecipar as eleições gerais no país para abril de 2024, dois anos antes do prazo oficial, como uma forma de tentar acalmar os protestos que atingem várias cidades.

“Decidi tomar a iniciativa de um acordo para antecipar as eleições gerais. Vou enviar para o Congresso um projeto de lei de adiantamento das eleições e que será discutido com as forças políticas no Parlamento. Apelo para que todos os partidos participem”, disse em um pronunciamento na televisão.

Boluarte assumiu o poder no último dia 7, quando o então presidente, Pedro Castillo, de quem era vice, tentou dar um golpe de Estado ao anunciar a dissolução do Congresso e um Estado de exceção. Horas depois, foi destituído e preso por forças de segurança.

No sábado (10), a mandatária anunciou seu novo Gabinete de perfil mais técnico e independente para tentar se manter no poder. Porém, os protestos pedindo por eleições antecipadas e também defendendo Castillo se espalharam pelo Peru.

Nesta segunda-feira (12), foi confirmada a segunda morte em atos no sul do país. Um jovem de 18 anos morreu atingido por um tiro em Andahuaylas. Um dia antes, um adolescente de 15 anos faleceu na mesma cidade.

Por conta da intensidade dos conflitos, o governo de Boluarte estuda decretar o estado de emergência no sul do país, o que permitiria o envio das forças armadas para a área. .

As informações são do Terra.