
A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), reforçou nesta segunda-feira (02/02) os trabalhos de limpeza em toda a orla do rio Negro. A ação emergencial se concentrou nos arredores do mirante Lúcia Almeida e do píer turístico Manaus 355, áreas que registraram acúmulo de lixo após as fortes chuvas da noite de domingo (01/02) e madrugada de segunda.
O secretário da Semulsp, Sabá Reis, explicou que grande parte do material recolhido é resultado do descarte inadequado de lixo, que é arrastado por igarapés, canais e galerias até o rio durante períodos chuvosos. Apesar da presença de 12 ecobarreiras, uma quantidade considerável de resíduos ainda chega ao leito do rio Negro.
Assim que as chuvas cessaram, a Semulsp mobilizou equipes, equipamentos e embarcações em uma operação integrada para remover os detritos e restaurar as condições adequadas da orla. Sabá Reis ressaltou que a atuação rápida atende a uma determinação do prefeito David Almeida, que prioriza a limpeza urbana e a preservação dos rios.
“Nosso compromisso é agir rápido, mas também conscientizar a população sobre o descarte correto”, afirmou Reis, destacando que a prefeitura investe em educação ambiental e combate às lixeiras irregulares em todas as zonas da cidade.
No último domingo, a prefeitura recolheu 479 toneladas de lixo na orla do rio Negro, resultado das ações permanentes de limpeza ao longo de janeiro. Manaus conta com coleta diária de lixo domiciliar e o serviço gratuito de Coleta Agendada de Grandes Objetos, para móveis e eletrodomésticos, que pode ser solicitado pelos telefones (92) 98415-9563 e 98459-5618 (WhatsApp).
A cidade também dispõe de 37 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para materiais recicláveis. Para solicitações e informações, a população pode contatar o Disk Semulsp pelos números (92) 98842-1202 / 1276 / 1277 / 4738 (ligação ou WhatsApp).
A Semulsp reforça que a preservação do rio Negro e dos espaços públicos é um esforço coletivo, que exige a colaboração da população com o descarte correto dos resíduos e a utilização dos serviços públicos disponíveis.
Com informações da assessoria





