Prefeitura de Manaus anuncia queda histórica e informa que agosto não teve assaltos em ônibus

Prefeitura de Manaus registra mês histórico sem nenhum assalto em ônibus coletivos
Foto: Altemar Alcântara/Semseg

Agosto de 2025 marca um feito inédito: pela primeira vez em décadas, Manaus não teve registro de assalto no transporte coletivo urbano. O marco histórico é resultado de uma força-tarefa que une tecnologia, inteligência de dados e integração entre a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e as forças de segurança pública, como a Guarda Municipal, a partir da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).


Nos últimos anos, a Prefeitura de Manaus e o Sinetram vêm investindo em captação de dados em tempo real, com mapeamento de áreas críticas e compartilhamento diário dessas informações com os órgãos de segurança.

As forças de segurança pública direcionaram patrulhamento para rotas e horários de maior vulnerabilidade, reforçaram a presença em terminais e estações de transferência inibindo a ação criminosa em áreas de grande circulação. Além disso, realizam abordagens táticas durante as viagens e montam operações estratégicas em vias e rondas com viaturas paralelas aos ônibus. As investigações de inteligência foram intensificadas, possibilitando a identificação e desarticulação de quadrilhas especializadas.

Esse alinhamento garantiu uma atuação preventiva e estratégica, reduzindo de forma progressiva os índices de assaltos e culminando no primeiro mês com zero registro.

Evolução histórica

O cenário atual representa um contraste significativo em relação aos anos anteriores. Em 2018, Manaus registrou mais de 1.200 ocorrências em apenas um ano. Já em 2021, houve meses em que o número de assaltos ultrapassou a marca de cem casos. No entanto, essa realidade começou a mudar nos últimos meses. Em junho e julho de 2025, a cidade atingiu seu recorde de redução, com apenas 13 ocorrências registradas, por mês. Agora, em agosto de 2025, a capital comemora um marco histórico, o primeiro mês sem registro de assaltos.

Com informações da assessoria