
O prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior, firmou nesta quarta-feira (4/2) um compromisso com o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para a adesão ao programa “TCE pela Educação”. A iniciativa, inédita no Brasil, tem como objetivo principal elevar a qualidade do ensino público no estado por meio de suporte técnico especializado oferecido aos municípios.
Parceria para o desenvolvimento educacional
A assinatura do Termo de Compromisso e Metas oficializa a parceria entre o Executivo municipal e a corte de contas. Renato Junior destacou a importância do programa, ressaltando uma mudança na percepção do tribunal, que agora atua não apenas na fiscalização, mas também no apoio à melhoria da educação.
“Saímos daqui impactados com as orientações e não tenho dúvidas de que os municípios unidos e imbuídos em seguir esse termo de compromisso darão resultados que mudarão a vida das pessoas”, afirmou o prefeito em exercício.
O que o programa “TCE pela Educação” propõe
Coordenado pelo conselheiro-corregedor Fabian Barbosa e com a condução da conselheira-presidente Yara Lins, o programa foca em dez indicadores específicos. Ao final, os municípios que demonstrarem avanços significativos em suas redes de ensino receberão o “Selo TCE de Qualidade Educacional”.
A conselheira-presidente Yara Lins enfatizou que a corte de contas busca uma atuação mais integrada. “Nosso papel é de orientar e melhorar o ensino de maneira integrada, enfrentando os desafios da nossa região”, declarou.
Impacto esperado na capital
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, presente na solenidade, ressaltou que o suporte do TCE-AM complementa os índices já positivos da capital. “Essa soma de forças fará com que a gente cresça em qualidade, as crianças aprendam mais e tenhamos uma cidade e um Estado melhor para vivermos”, completou.
Com informações da assessoria





