Prefeitura de Manaus abre 12 pontos de vacinação contra Covid-19 neste sábado (6)

Foto: Arquivo / Semcom

A população manauara que, ao longo da semana não teve tempo para se vacinar contra a Covid-19, pode procurar neste sábado, (6), um dos 12 pontos de vacinação que a Prefeitura de Manaus disponibilizará em todas as zonas geográficas da capital para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Dos 12 pontos de vacinação, dez atenderão o público das 8h às 16h e dois nas Unidades de Saúde da Família Doutor José Rayol dos Santos, na zona Sul, e Leonor Brilhante, na zona Leste, funcionarão das 8h às 12h.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, reitera a importância da vacinação para promover a proteção individual, ao evitar as formas graves da doença e também o cuidado com a coletividade, possibilitando o controle da doença e resultando em um cenário epidemiológico mais favorável.

“Nós só conseguimos diminuir a nossa vulnerabilidade à doença, quando nos vacinamos e isso significa tomar as doses de reforço. É necessário que todos percebam que todas as atividades do comércio, da indústria e da vida social só puderam ser retomadas em modo presencial por causa da vacina. A vacina salva vidas, ela tem um papel fundamental na realidade que vivenciamos hoje”, reforçou.

A população terá acesso à primeira, segunda, terceira e quarta doses, conforme faixas etárias e os intervalos a cada dose orientados pelo Ministério da Saúde. Para ter acesso ao imunizante é necessário apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacina.

Para facilitar o acesso da população aos locais de vacinação, a Semsa vem reforçando amplamente a divulgação dos pontos em suas redes sociais (@semsamanaus, no Instagram e Semsa Manaus, no Facebook), em seu site (semsa.manaus.am.gov.br) e também pelo link bit.ly/localvacinacovid19.

O secretário Djalma Coelho destacou que as crianças de 3 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e os que têm 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante, precisam receber o imunobiológico o mais rápido possível.

“Quem ainda não começou o esquema vacinal precisa priorizar essa tarefa. A mesma orientação é necessária para as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose, que fecha o ciclo básico da vacinação”, ressaltou.

Para tomar a segunda dose de Pfizer, o usuário precisa estar com 21 dias de intervalo da primeira dose. O intervalo para as pessoas que receberam a CoronaVac e Astrazeneca é de 28 dias e para as que receberam a Janssen esse espaço é de 2 meses.

A população a partir dos 12 anos de idade já está liberada para se proteger com a terceira dose, também denominada de primeira dose de reforço, após quatro meses de intervalo, se tiver tomado as vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Esse prazo pode ser reduzido para dois meses para as pessoas maiores de 18 anos que receberam a Janssen.

O espaço de tempo entre as doses é alterado para os adultos imunossuprimidos, que podem recebê-la com intervalo de pelo menos 28 dias após a 2ª dose; adolescentes imunossuprimidos que precisam esperar pelo menos dois meses; idosos a partir de 60 anos, que podem tomar a 3ª dose depois de três meses.

As pessoas com mais 18 anos ou mais, que já tomaram a terceira dose há quatro meses, já podem receber a quarta dose (segunda dose de reforço).

Pontos de vacinação deste sábado, 5/8

8h às 12h

USF Doutor Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, Flores

USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, Tancredo Neves

8h às 16h

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, Lago Azul

UBS Augias Gadelha – Rua 15, Cidade Nova I

UBS Balbina Mestrinho – Rua Major Silvério J. Nery, 170, Núcleo 3 – Cidade Nova

UBS Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, 786, Santa Etelvina

UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, Morro da Liberdade

Studio 5 – Avenida Rodrigo Otávio, nº 3.555, Distrito Industrial

USF Alfredo Campos- Alameda Cosme Ferreira, Zumbi

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, São José Operário

UBS Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, Glória

UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, Compensa 1.

As informações são da assessoria



Artigo anteriorUEA lança editais para vestibular e SIS; inscrições começam dia 22 de agosto
Próximo artigoAgosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno