Prefeito destaca investimentos na saúde básica de Manaus durante entrega da 35ª UBS reinaugurada pela gestão

David almeida 2
David almeida 2

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta segunda-feira, (6), a reinauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) N-58. A unidade, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está localizada na comunidade Águas Claras, bairro Novo Aleixo, zona Norte, e é referência para 4 mil famílias que moram naquela região.

A unidade passou por adequação das estruturas internas e externas e recebeu serviços de manutenção e jardinagem, novos equipamentos, mobiliário, cobertura e pintura. David Almeida destacou que essa é a 35ª estrutura de saúde revitalizada pela atual gestão municipal.

“Além dessas 35 reformas, nós temos mais quatro unidades prontas para ser reinauguradas. Estamos construindo mais oito unidades porte 4, vamos reformar as quatro policlínicas, reconstruir a base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), tudo isso com recursos que já temos em caixa. Com isso, nós melhoramos a nossa rede de atendimento na área de saúde. Essa unidade está completamente reformada, com equipamentos novos e isso faz com que o trabalho da equipe da Semsa possa ser ampliado, melhorando, assim, os serviços prestados à comunidade manauara”, enfatizou Almeida.

No total, a Prefeitura de Manaus conta com 68 unidades desse porte, administradas por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A expectativa da gestão é de que todas sejam reinauguradas ao longo deste ano e em 2024, fato que impulsionará ainda mais a saúde primária do Estado.

“Assumimos com uma realidade muito difícil durante a pandemia. Nós fizemos um pacto com a Shádia (Fraxe), Nagib (Salim Neto) e com o Djalma (Coelho) de transformar a saúde da cidade de Manaus, e hoje somos referência para todo Brasil. Nos índices do ‘Previne Brasil’, pelo quarto quadrimestre seguido estamos em primeiro lugar entre as capitais e cidades acima de 500 mil habitantes e isso nos dá a certeza de que estamos fazendo o trabalho certo”, afirmou o prefeito.

Estrutura

A unidade, classificada como porte IB, tem 132 metros quadrados de área construída e oferta atendimento médico, de enfermagem, farmacêutico e odontológico, contando com uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) formada por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, assistente de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Para a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a reforma garante o bem-estar dos profissionais de saúde e da população. “Com certeza, a gente dá um ambiente de trabalho bom, tanto para os servidores quanto para receber a população, que merece ser atendida com dignidade. Essa UBS foi totalmente revitalizada e, assim, nós temos condições de receber ainda melhor. Nós temos aí todos os equipamentos trocados, a farmácia com todos os itens do medicamento. Aqui, na comunidade do Águas Claras, nós atendemos aproximadamente 4 mil pessoas e, assim, pretendemos ampliar a Saúde Básica da nossa cidade”, salientou Fraxe.

Atendimento

Os serviços oferecidos pela N-58 incluem consultas médicas e de enfermagem, coleta de exame preventivo e de material para exame laboratorial, retirada de pontos, realização de curativos, dispensação de medicamentos, aplicação de vacinas do calendário básico, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, entre outros.

O atendimento à população continuará a ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, além disso, a equipe de ESF dará continuidade às visitas casa a casa, para as ações de acompanhamento e promoção da saúde junto aos moradores do território.

Além das unidades de pequeno porte, o plano de obras da Prefeitura de Manaus contempla outras reformas, ampliações e construções na área da Saúde, para qualificar a infraestrutura de atenção básica na capital, onde já foram realizadas aproximadamente 50 intervenções nos últimos dois anos. Até o ano que vem, o município deve entregar outras 75 novas obras, incluindo a construção de unidades básicas de porte 4, e outras dezenas de reformas e revitalizações em estabelecimentos da rede.

Com informações da assessoria