
Profissionais médicos interessados em integrar o programa Mais Médicos Especialistas têm até esta sexta-feira, 19 de janeiro, para realizar suas inscrições. O processo seletivo visa preencher 1,2 mil vagas em diversas especialidades médicas para atuação em serviços hospitalares e ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.
Como se inscrever
Os interessados devem acessar o portal da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e realizar o pré-cadastro na plataforma. Cada candidato pode apresentar até três títulos de especialistas reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica.
Especialidades oferecidas
O programa contempla especialidades como anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia oncológica, cirurgia proctologista, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, endoscopia digestiva, gastroenterologia, oncologia clínica, radioterapia, radiologia, mastologia, otorrinolaringologia e patologia.
Escolha do local de atuação e reserva de vagas
No momento da inscrição, o médico pode escolher até dois locais de atuação, inclusive em estados diferentes, indicando a ordem de preferência. Do total de vagas, 20% são reservadas para políticas de cotas, incluindo pessoas com deficiência, negras, indígenas e quilombolas. Candidatos que se autodeclararem negros passarão por um processo de heteroidentificação telepresencial.
Benefícios do programa
Os selecionados receberão uma bolsa-formação mensal de R$ 10 mil, com possibilidade de incentivo de até R$ 20 mil, dependendo da localidade. O programa também oferece aprimoramento profissional com duração de até 12 meses, realizado por instituições formadoras. Além disso, haverá ajuda de custo para despesas com imersões presenciais.
Cronograma
O resultado final com os nomes dos selecionados e as localidades de atuação será publicado em 24 de março no site de chamamentos públicos do Ministério da Saúde.
Com informações da Agência Brasil





